O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), abre, nesta terça-feira (28/1), as propostas de preço para execução das obras de recuperação funcional do pavimento da rodovia MG-188, entre Coromandel e Patrocínio, no Alto Paranaíba. O anúncio foi feito pelo vice-governador Professor Mateus, em Coromandel, nesta segunda-feira (27).
Os 56,8 quilômetros de extensão vão passar por melhorias que incluem, além da recuperação do pavimento, nova sinalização horizontal (faixas), sinalização vertical (placas) e drenagem. O investimento para a licitação será de R$ 52,4 milhões, por meio do programa Caminhos pra Avançar, o maior conjunto de intervenções rodoviárias das últimas décadas. O total, com o material para a obra, está previsto em R$ 71,8 milhões.
O início das obras será dado após a assinatura do contrato e da ordem de início para a empresa contratada, o que deverá ocorrer após o final do período chuvoso, que termina em março.
Serão gerados mais de 400 empregos diretos e mais de 1,2 mil indiretos. As intervenções beneficiarão, diretamente, mais de 130 mil habitantes.
A rodovia MG-188 tem tráfego intenso de veículos, sobretudo de carga, já que a região é uma grande produtora de grãos como milho, soja e café. A via é uma importante conexão do Triângulo Mineiro com o Noroeste de Minas. Além disso, a mineração é outra parte importante da economia, com a exploração de rochas calcárias e de diamantes.
“Faremos a publicação da licitação do trecho de Coromandel a Patrocínio, em fevereiro publicaremos o trecho de Coromandel a Guarda-Mor. Já executamos o trecho de Guarda-Mor a Paracatu", contextualizou o vice-governador.
Longa espera
Há cerca de 20 anos, a MG-188 não recebe uma intervenção de maior porte para melhoria do pavimento, como as que ocorrerão. Nos municípios da região, há inúmeras fazendas leiteiras que abastecem indústrias de laticínios e fazendas de gado que fornecem carne para indústria. Patrocínio, por exemplo, é o terceiro maior produtor de suínos do país.
O empresário Wanderson José Barcelos percorre cerca de 15 quilômetros do trecho entre Patrocínio e Coromandel todos os dias para fazer transporte de madeira.
“Já arrebentou pneu comigo, com a trepidação não há suspensão que aguente. É o caos isso aqui porque o fluxo é bem grande e só não dá tanto acidente porque o pessoal anda devagar, porque sabe da buraqueira que tem”.