Nenhuma faculdade de Uberaba vai aceitar a nota do Enem como porta de entrada para os vestibulares, mas muitos alunos deverão fazer o cadastro no site do Ministério da Educação (MEC) para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona alunos para universidades federais. O prazo, que seria até hoje, foi estendido para quinta-feira, 20.
Dois motivos incentivaram o MEC a prorrogar as inscrições: as dificuldades de os alunos da região serrana do Rio se inscreverem, devido às chuvas, e a decisão judicial que mudou o processo seletivo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), impedindo que parte das vagas fosse reservada a alunos do estado. A universidade seleciona parte dos seus alunos pelo Sisu. O sistema oferece mais de 83 mil vagas de Ensino Superior em 83 instituições. A inscrição é feita a partir da nota do Enem.
Além disso, os alunos devem ficar atentos, pois o MEC informou que os estudantes terão o tempo limite de apenas 20 minutos para concretizar a inscrição no site. Esta regra foi criada para que congestionamentos sejam evitados. Se a página ficar aberta por 10 minutos sem navegação, será automaticamente fechada. Os estudantes podem se inscrever em até dois cursos. Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.
Até domingo, o Sisu recebeu 357 mil inscrições. Com o adiamento do prazo, o cronograma de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni), previsto para iniciar amanhã, também será modificado.