ATENÇÃO!

Ipsemg notifica 653 pensionistas; prova de vida deve ser feita até o fim de fevereiro

Aniversariantes de janeiro que não regularizarem a situação, terão benefício suspenso de forma preventiva

Publicado em 18/02/2026 às 17:03
Compartilhar

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) notificou 653 pensionistas aniversariantes do mês de janeiro que ainda não realizaram a prova de vida anual. Quem não regularizar a situação até o último dia útil de fevereiro terá o pagamento do benefício retido de forma preventiva, até a efetivação do procedimento.

O Ipsemg informa que a prova de vida pode ser feita presencialmente em uma das unidades regionais do instituto. Para o atendimento, é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto e CPF.

No caso de pensionistas tutelados, menores de 18 anos ou menores sob guarda, a prova de vida deve ser realizada com a presença do representante legal, que também precisa apresentar documentação pessoal. Já para pensionistas curatelados, o procedimento pode ser feito pelo representante legal, sem a necessidade de comparecimento do beneficiário.

Além do atendimento presencial, o instituto disponibiliza a opção de prova de vida digital, realizada por meio do aplicativo gov.br. Essa modalidade está disponível para pensionistas que possuem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral, no Denatran ou na Carteira de Identidade Nacional (CIN). O prazo para uso do recurso digital vai até o final do mês seguinte ao mês de aniversário do beneficiário.

Pensionistas que residem em municípios sem unidades regionais do Ipsemg ou fora de Minas Gerais devem preencher o Formulário de Declaração de Vida e Residência. O documento deve ser assinado pelo pensionista ou curador, com firma reconhecida por autenticidade em cartório, além da assinatura simples de duas testemunhas. O formulário precisa ser enviado fisicamente ao Departamento de Controle de Benefícios (Decob).

Para beneficiários que moram no exterior, o mesmo formulário deve ser preenchido e autenticado por um consulado brasileiro. O envio ao Ipsemg também deve ser feito de forma física, direcionado ao Decob.

A relação completa dos pensionistas que ainda não realizaram a prova de vida está disponível na edição de 12 de fevereiro do Diário Oficial de Minas Gerais, nas páginas 19 a 21. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 155, com chamadas gratuitas em Minas Gerais, ou pelo número (31) 3069-6601, para ligações fora do estado. Também é possível consultar o site oficial do instituto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por