Conhecida por mostrar a rotina de paciente oncológica, a influenciadora Isabel Veloso perdeu a conta do Instagram, na qual somava mais de 3,3 milhões de seguidores. A plataforma relatou que o perfil foi desabilitado por não seguir os Padrões da Comunidade da Meta, apesar de não detalhar os motivos específicos.
Desde que perdeu a conta, Isabel tem continuado a compartilhar conteúdos por outro usuário, agora com cerca de 130 mil seguidores. Em uma das publicações, ela criticou a decisão da Meta. "Eu não sei o porque (sic) disso, ou o que de fato aconteceu… Vamos entrar judicialmente para conseguir recuperar a minha conta oficial que foi desativada pelo Instagram sem NENHUMA explicação", escreveu.
Leia também: Operação em MG e mais dois estados mira influenciadores que divulgam 'Jogo do Tigrinho'
Segundo informado pela plataforma em captura de tela divulgada por Isabel, não há possibilidade de solicitar outra análise da decisão e as informações serão excluídas de forma permanente. "Foi identificado um login estranho na minha conta, de uma pessoa que conheço, e independente do que aconteceu, a justiça será feita", argumentou Isabel através da legenda utilizada na mesma postagem.
O que pode causar o banimento do Instagram
Segundo a Meta, com a intenção de que o Facebook, Instagram, Messenger e Threads sejam "espaços onde as pessoas possam se comunicar", há a intenção de "eliminar todo tipo de abuso" e uma determinação do que não é permitido. "Esses padrões são baseados no feedback das pessoas e nas orientações de especialistas de áreas como tecnologia, segurança pública e direitos humanos. Para garantir que todas as vozes sejam valorizadas, criamos, com muito cuidado, padrões que incluem diferentes pontos de vista e crenças, em especial de pessoas e comunidades que possam ser ignoradas ou marginalizadas", diz a empresa nas orientações sobre Padrões da Comunidade.
A Meta ainda detalha que "limita expressão" de usuários com base em quatro valores: autenticidade, segurança, privacidade e dignidade. Através delas, a empresa detalha presar por conteúdo autêntico, removendo conteúdos com ameaças, protegendo a privacidade e informações pessoais dos usuários, e esperando respeito à dignidade alheia.
Há, ainda, uma lista de conteúdos que quebram os Padrões da Comunidade:
Quem é Isabel Veloso
A influenciadora Isabel Veloso chamou atenção nas redes sociais ao relatar a rotina de cuidados paliativos para um câncer do tipo linfoma não-Hodgkin, definido como incurável pelos médicos que cuidam do caso. Na conta que perdeu no Instagram, a jovem acumulava mais de 3,3 milhões de seguidores, que conquistou enquanto compartilhava a rotina, tirava dúvidas sobre o diagnóstico e o tratamento.
Natural de Chopinzinho, no interior do Paraná, Isabel tem 19 anos, mas é conhecida nas redes sociais desde os 17. Filha de pais separados, ela tem três irmãs mais velhas. Durante o período em que ganhou influência, ela se casou com o empresário Lucas Borbas, com quem teve um filho, Arthur, nascido em dezembro de 2024.
Depois que começou a compartilhar os passos do tratamento paliativo que relata receber, Isabel já afirmou ter entrado em remissão da doença, em maio deste ano. Apesar disso, Isabel já disse que deve perder o cabelo novamente ao ser submetida a uma nova quimioterapia para outro transplante de medula óssea.
Fonte: O Tempo.