DESPRESTÍGIO?

Lista de “papáveis” tem 22 nomes e nenhum favorito é brasileiro

Publicado em 21/04/2025 às 11:09Atualizado em 21/04/2025 às 13:31
Compartilhar

(FotoReprodução)

Com a morte do Papa Francisco, o Vaticano se prepara para um dos momentos mais aguardados e decisivos da Igreja Católica: o conclave que elegerá o novo líder da Igreja. Faltando poucos dias para o início da reunião secreta que reunirá os cardeais eleitores, especulações sobre quem será o próximo papa ganham força. O site especializado Colégio dos Cardeais aponta pelo menos 22 nomes que despontam como favoritos – os chamados "papáveis" –, vindos de diversas partes do mundo, refletindo o caráter cada vez mais global da Igreja.

Entre os principais nomes cotados estão Fridolin Ambongo Besungu, da República Democrática do Congo; Anders Arborelius, da Suécia; Jean-Marc Aveline, da França; Angelo Bagnasco, da Itália; Charles Maung Bo, de Mianmar; Stephen Brislin, da África do Sul; Raymond Leo Burke, dos Estados Unidos; Willem Jacobus Eijk, da Holanda; e Péter Erdo, da Hungria. O Brasil, embora tenha o maior número de católicos no mundo, não tem atualmente um nome entre os favoritos declarados, o que chama atenção e alimenta debates sobre representatividade e influência regional dentro da Igreja.

Outros nomes italianos também aparecem com força na disputa, como Fernando Filoni, Pietro Parolin, Mauro Piacenza, Pierbattista Pizzaballa e Matteo Maria Zuppi. Há ainda cardeais de diferentes partes do mundo, como Luis Antonio Tagle, das Filipinas; Robert Sarah, da Guiné; Daniel Sturla, do Uruguai; José Tolentino de Mendonça, de Portugal; e Marc Ouellet, do Canadá.

Mesmo com o domínio tradicional dos cardeais europeus, principalmente os italianos, cresce a expectativa por um papa vindo de fora do eixo Europa-Ocidental, como já foi o caso do argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. Além dos nomes citados, outras possibilidades circulam nos bastidores da Cúria Romana, como os espanhóis Ángel Fernández Artime e Cristóbal López, o mexicano Carlos Aguiar, o austríaco Christoph Schönborn, o maltês Mario Grech e o ganês Peter Turkson.

Atualmente, o Colégio de Cardeais conta com 252 membros, dos quais 125 têm direito a voto no conclave. Embora todos os cardeais eleitores possam ser eleitos papa, a tradição recente tem mantido a escolha entre os próprios cardeais. O clima é de expectativa no Vaticano e entre os fiéis ao redor do mundo, enquanto se aguarda o nome do próximo líder da Igreja Católica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por