O Ministério da Educação (MEC) lançou ontem (11) o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – A Escola Aprendendo com as Diferenças. O objetivo é
O Ministério da Educação (MEC) lançou ontem (11) o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – A Escola Aprendendo com as Diferenças. O objetivo é difundir experiências escolares inovadoras de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotados em classes comuns do ensino regular da rede pública.
A premiação será coordenada pela Secretaria de Educação Especial do MEC, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
Segundo o Ministério, o Brasil tem avançado na política de inclusão educacional. Hoje, as matrículas no ensino regular superam aquelas em classes e escolas especiais.
No lançamento do prêmio, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que a inclusão escolar contribui para a diminuição das desigualdades.
A secretária de Educação Especial, Cláudia Pereira Dutra, disse que, ao desenvolver políticas de inclusão, as escolas promovem o desenvolvimento de crianças, favorecendo o convívio social.
Serão premiadas cinco escolas públicas do país, uma em cada região. As instituições participantes ainda poderão receber menção honrosa para experiências relacionadas à Educação Infantil. Além do diploma, as escolas vencedoras receberão R$ 8 mil.
As escolas interessadas poderão fazer as inscrições no período de 16 de novembro a 12 de março de 2010, pela Internet, no site do MEC, ou pelos Correios.