Por muito tempo, acreditava-se que era possível criar um novo hábito após 21 dias de recorrência, mas, uma nova pesquisa, indica que o tempo pode, na verdade, ser bem maior.
Cientistas da universidade University of South Australia realizaram uma revisão de literatura sobre o assunto e entrevistaram mais de 2600 pessoas para mostrar que, ao contrário da crença popular, podem ser necessários dois meses para uma pessoa se acostumar a um novo hábito. Esse tempo pode chegar, inclusive, a 355 dias, ficando bem longe dos populares 21.
“Em nossa pesquisa, descobrimos que a formação de hábitos começa em cerca de dois meses, mas há uma variabilidade significativa, com tempos de formação variando de quatro dias a quase um ano", explicou o professor Dr Ben Singh.
“Portanto, é importante que as pessoas que desejam adquirir hábitos mais saudáveis não desistam naquela mítica marca de três semanas", completou.
Dicas para se manter no ritmo correto
Cientes de que novos hábitos podem demorar mais para fazerem parte da rotina, os pesquisadores também falaram sobre fatores que podem influenciar a adaptação, como gosto pela atividade ou frequência.
“Ao tentar estabelecer um novo hábito saudável, o sucesso pode ser influenciado por uma série de coisas, incluindo a frequência com que realizamos a nova atividade, o momento da prática e se gostamos dela ou não”, explicou o Dr. Singh.
“Se você adicionar uma nova prática à sua rotina matinal, os dados mostram que é mais provável que você a cumpra. Também é mais provável que você mantenha um novo hábito se gostar dele", concluiu.
Os responsáveis pela pesquisa afirmam que é necessário aprofundar mais nos dados, mas defendem que esse novo achado pode ajudar na criação de programas sociais voltados para a saúde pública.
Fonte: O Tempo.