Delegado de trânsito de Uberaba, Joaquim José Pedersen Queiroz iniciou os trâmites legais para realizar novo leilão de carros e motos apreendidos. Ele deve ocorrer em janeiro ou fevereiro de 2011.
De acordo com o delegado, a expectativa é que cerca de 800 veículos sejam leiloados. “Começamos a vistoriar os veículos no pátio do Detran para ver quais devem ir para o remate. Como há uma série de ações a serem feitas antes da liberação do pregão, não haverá tem hábil para fazê-lo neste ano”, explica.
Também segundo Joaquim Queiroz, após as vistorias deverão ser separadas as ocorrências que envolvem os veículos. “É preciso pesquisar para saber se ele é financiado ou não, se está com pendência na Justiça e identificar se está há mais de três meses no pátio”, afirma. “Depois, o leiloeiro envia ofício comunicando os proprietários para que eles tenham condições de regularizar as situações antes da definição do leilão e somente depois há a publicação do edital”, completa.
O delegado também garante que quase todos os problemas registrados no último leilão foram sanados. “Tiveram veículos apreendidos por estarem com inquéritos de ligação com tráfico de drogas, mas, nestes casos, quem arrematou está sendo ressarcido e os veículos têm retornado ao pátio”, observa.
Joaquim Queiroz justifica a situação dizendo que enviou ofício aos juízes para que estes o informassem sobre as situações dos veículos, mas o levantamento não foi completado. “Eles também explicaram que não conseguiriam fazer isso porque teriam que analisar caso a caso e não dispõem de tempo e nem estrutura para tal trabalho”, conclui.