De acordo com o presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Paulo Fernando Rocha Ventura, o serviço para reunir toda a documentação já está bastante adiantado e a determinação do prefeito Anderson Adauto é assinar os contratos para começar a construção das unidades ainda em seu mandato.
“Estamos com a expectativa muito positiva. A princípio, o prefeito estava bastante preocupado com o valor que a Caixa Econômica Federal pagava pelas casas, porque não atendia a necessidade do mercado, devido aos preços dos imóveis terem subido muito. Mas, com as flexibilizações que aprovamos na Câmara Municipal e com o aumento do valor definido pelo Ministério das Cidades, estamos muito motivados e esperançosos de poder fechar essas unidades para atender as famílias que se inscreveram”, explica.
O valor de cada unidade do Programa Minha Casa Minha Vida 2 foi reajustado de R$ 56 mil para até R$ 65 mil. Ministério das Cidades definirá, na próxima semana, se cidades como Uberaba e Uberlândia serão enquadradas nesse valor máximo. Mas o prefeito está otimista com o reajuste, que aumenta o interesse dos investidores que estavam afastados em função das dificuldades enfrentadas com a valorização de terrenos e da obrigatoriedade de equipamentos públicos para atender a demanda populacional, como creches e escolas.
De acordo com o superintende regional da Caixa Econômica Federal, José Geraldo Sales, é preciso aguardar a regulamentação desta portaria, que foi publicada na semana passada, para que seja feita uma reunião com representantes de construtoras da região. “A intenção é acelerar os processos em andamento para que, ainda este ano, possamos contratar esses empreendimentos e trazer esse benefício para a região”, explica José Geraldo. Ele ressalta que algumas construtoras já apresentaram projetos na Caixa que foram analisados previamente. O superintendente acredita que as obras vão começar ainda este ano.
Vale lembrar que na quinta-feira, 13, será realizado um evento para a avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida 1 e a assinatura de protocolo de intenções para o Programa Minha Casa Minha Vida 2.