LÍDERES DO CATOLICISMO

Pontificado mais curto durou 12 dias; conheça os papas que lideraram pelo menor tempo da história

Registros da igreja apontam os papas que tiveram pouquíssimo tempo à frente da igreja Católica

Raíssa Pedrosa/O Tempo
Publicado em 22/04/2025 às 08:21
Compartilhar

Vaticano (Foto/Divulgação)

Doze dias. Esse foi o tempo que durou o papado de Urbano VII, no ano de 1.590. Urbano VII foi papa de 15 a 27 de setembro daquele ano, em Roma, na Itália. De origem nobre, era conhecido por sua caridade e piedade. O curto tempo como papa não permitiu, no entanto, que tivesse grandes feitos para a Igreja. O religioso teria morrido de malária, antes mesmo de sua consagração. De acordo com registros da Igreja, esse pode ter sido o papado mais curto da história. No entanto, outros papas, em pouco tempo, marcaram a história da igreja Católica com fatos curiosos. Confira:

Bonifácio VI (896): de 11 a 26 de abril de 896

Sucessor do papa Formoso (891-896), Bonifácio protagonizou uma ação bizarra: abriu um processo post mortem contra o papa anterior, após pressões políticas e acusações político-religiosas, incluindo conspiração contra Roma. Informações publicadas em portais católicos contam que Bonifácio convocou um tribunal para julgar Formoso pouco antes de falecer, em 10 de novembro, vítima de gota.

Seu sucessor, Estéfano VII (896-897), prosseguiu o julgamento e, nove meses após a morte, Formoso teve seu cadáver exumado da cripta papal para ser julgado. Ele teve suas vestes pontifícias retiradas, e os dedos da mão direita foram amputados. O corpo foi atirado no rio Tibre.

Celestino IV - 25 de outubro a 10 de novembro de 1.241

A deliberação dos cardeais para eleger Celestino IV durou mais que seu pontificado. Nascido em Milão, na Itália, Goffredo Castiglione, seu nome de batismo, estava velho e doente e não chegou sequer a ser consagrado. Mas, registros dão conta de que, mesmo com uma liderança de apenas 15 dias, teve tempo para condenar Mateo Orsini à excomunhão, por maus-tratos infligidos a cardeais.

Dâmaso II -  17 de julho a 9 de agosto de 1.048

Nascido na Baviera, Alemanha, no ano 1000, Poppo von Brixen, seu nome de batismo, foi o segundo pontífice germânico nomeado pelo imperador Henrique III e o terceiro papa germânico. Assim como seu antecessor (Papa Bento IX), o Papa Dâmaso também renunciou ao cargo com o intuito de se purificar. Ele foi viver em penitência na Palestina, onde foi vítima da malária.

Valentim I - agosto a setembro de 827

Italiano, pertencia à nobreza senatorial de Roma. Registros dão conta de que seu pontificado durou apenas 40 dias.

Papa Estêvão 

Publicações católicas dizem que houve um sacerdote romano, chamado Estêvão, que faleceu três dias depois de ser eleito. Ele não chegou nem mesmo a ser considerado papa.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por