O algodão irá interferir nos preços do segmento do vestuário, no próximo ano. E o jeans pode ser o mais afetado, segundo informações do Sindicato da Indústria do Vestuário em Uberaba (Sindivestu).
O segmento já apresentou pequena elevação de preços, mas, de acordo Lídia Assunção, presidente da Sindivestu, a partir de 2011, esse aumento pode chegar a 30%. “Vários eventos de moda apontam que os tecidos à base de algodão vão ser os mais cotados nas próximas coleções, tanto por causa do clima quanto pelas questões ambientais. E esse será um dos fatores que irão influenciar no preço da matéria-prima”, ressalta.
Outro motivo é o bom momento econômico vivido pelos produtores de algodão. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, apenas no mês de dezembro a saca já subiu 1,79%, fechando a última semana em R$ 273,78.
Com a demanda em alta, a produção de algodão a ser colhida no próximo ano em Minas Gerais será a maior das últimas três safras. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita ficará entre 70 mil e 77 mil toneladas. Essa elevação pode ser até 37% maior do que a colheita deste ano.