O tucano Sebastião Arlindo Pereira é o novo prefeito da cidade vizinha
Campo Florido tem novo prefeito. Por ordem da Justiça Eleitoral, assumiu ontem como novo prefeito da cidade o vereador Sebastião Arlindo Pereira (PSDB), até então presidente da Câmara Municipal.
O tucano tomou posse na cadeira do petista José Catanant que, na semana passada, teve o diploma cassado junto com o vice-prefeito Sivaldo dos Reis Caetano, acusados de compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008.
A substituição no comando da cidade vizinha foi possível a partir de manifestação do juiz Lènin Ignachitti, no início da tarde de ontem, acatando pedido feito pelo vereador-presidente. Imediatamente, Sebastião Pereira compareceu ao cartório da 326ª Zona Eleitoral, em Uberaba, onde foi oficialmente comunicado da decisão, externando disposição de assumir de imediato.
Inicialmente, ele e seus companheiros políticos acreditavam que assumiriam a Prefeitura perante o juiz presidente daquela ZE, com o que não concordou Ignachitti, orientando para que tal formalidade fosse cumprida na Câmara Municipal da cidade, como efetivamente ocorreu.
O prefeito cassado foi intimado da ordem judicial, através de seu advogado no processo. Paulo Salge compareceu ao cartório eleitoral no meio da tarde para tomar ciência da decisão, dando início às providências para recorrer contra o afastamento de seus clientes (prefeito e vice).
Sebastião e Catanant são adversários políticos. Aliás, o prefeito e seus companheiros tentaram impedir que o tucano assumisse, entrando com mandado de segurança na Justiça quarta-feira passada. Fizeram pedido liminar para que fosse anulada a eleição do vereador Sebastião como presidente da Câmara Municipal, com alegações de irregularidades na eleição da Mesa Diretora realizada dia 23 de dezembro do não passado.
A liminar foi negada ontem pelo juiz Timóteo Yagura, que estranhou o questionamento, quando já se passaram 40 dias, optando por ouvir a versão do próprio Sebastião, o que significará que irá se posicionar a respeito apenas no julgamento do mérito.
Na pele. Sobre José Catanant, vale informar que agora ele sente na pele situação experimentada por seu adversário Talibinha em 2007. O petista assumiu a cadeira de prefeito naquele ano em razão da cassação do prefeito eleito em 2004, mas que também perdeu o mandato acusado de corrupção eleitoral.
Talibinha, que ontem fez questão de marcar presença na posse de Sebastião Pereira, foi cassado junto com o então vice Sivaldo, acusados de servirem churrasco e cerveja para eleitores no último dia da campanha eleitoral da época.
Intimando. No momento em que assumia a cadeira de prefeito, Sebastião Pereira foi intimado por oficial de Justiça para que se manifeste no mandado de segurança que questiona sua eleição como presidente da Câmara Municipal.