Dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física, analisada pela Fundação João Pinheiro (FJP), apontam que a produção da indústria mineira apresentou alta de 3,3%
Dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física, analisada pela Fundação João Pinheiro (FJP), apontam que a produção da indústria mineira apresentou alta de 3,3% em junho de 2009, na comparação com o mês anterior. Este é o sexto resultado positivo consecutivo da indústria do Estado após a forte retração na produção observada no fim de 2008. Da mesma forma, a indústria brasileira se recupera gradualmente: em junho houve crescimento de 0,2% na produção física industrial, o que também representa a sexta alta seguida.
Entre os Estados abrangidos pela Pesquisa Industrial Mensal-Produção Física (PIM-PF), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que serve de base para o estudo da FJP, Minas é o que acumulou maior crescimento na produção física industrial a partir de dezembro de 2008, com taxa de 18,9% na série com ajuste sazonal. Comparando o primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado, registra-se uma queda de 21,4%.
Setores e atividades. O desempenho de Minas Gerais no mês de junho em relação ao mesmo mês do ano anterior mostra que as indústrias extrativa e a de transformação tiveram quedas de 21,7 e de 13,9%, respectivamente. Considerando o peso relativo de cada setor, o setor extrativo contribuiu com 17,8% e o de transformação, com os 82,2% restantes.