ANÁLISE

Saiba por que os carros usados continuam encarecendo em 2025

Inflação dos usados supera o IPCA e reforça a resiliência do mercado, mostra índice

Igor Veiga/O Tempo
Publicado em 13/11/2025 às 09:52
Compartilhar
Apesar de mais caros, mercado de usados e seminovos segue em alta no Brasil (Foto/Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Apesar de mais caros, mercado de usados e seminovos segue em alta no Brasil (Foto/Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O IBV Auto, índice do banco BV que mede a variação de preços de automóveis leves usados no Brasil, registrou alta de 0,35% em outubro, acima dos 0,30% de setembro.

No acumulado de 12 meses, a inflação dos usados chega a 5,70%, um ritmo superior ao do IPCA e um sinal de que o setor segue firme, mesmo com a desaceleração econômica e a redução nos valores dos novos.

Segundo Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV, o resultado mostra que o setor mantém força.

“O IBV Auto de outubro reflete um mercado que se mantém aquecido e resiliente. Os preços seguem crescendo acima do IPCA e indicam que a desaceleração tende a ser lenta e gradual.”

Usados ignoram o “IPI Verde”

Para Jamil Ganan, diretor de negócios de varejo do BV, o mercado mostra apetite em 2025 mesmo após a implementação do programa Carro Sustentável, do governo federal, com incentivos fiscais para carros novos de entrada.

“Mesmo com a política do IPI Verde reduzindo os preços dos novos, os usados continuam em alta moderada. Isso porque o mercado de usados tem um volume muito maior e uma faixa de valores mais ampla.”

Destaques por modelo e região

Entre os veículos, as maiores altas no mês vieram de:

  • Fiat Palio: +1,26%
  • VW Gol: +0,97%
  • Jeep Compass: +0,93%

Já as maiores quedas foram de:

  • Ford Fiesta: -1,99%
  • GM Onix Plus: -0,79%
  • VW Fox: -0,75%

Por região, o Centro-Oeste liderou com inflação de 0,58%. O Pará foi o estado com maior variação (+1,29%), enquanto o Rio Grande do Sul foi o único com deflação (-0,46%).

Em 12 meses, o destaque é o Rio de Janeiro, com alta acumulada de 6,90% nos preços dos usados.

Elétricos despencam: quase metade do valor perdido

Ainda conforme o estudo do BV, os veículos eletrificados de 2022 acumulam uma desvalorização de 44,7% até outubro de 2025, reflexo direto da rápida redução de preços dos carros novos. Os carros híbridos deste mesmo ano caíram 20%, enquanto os modelos a combustão perderam em média 13%.

Nos modelos de 2021, o tombo é menor, já que parte deles chegou a se valorizar no pós-pandemia. A desvalorização acumulada é de 17,9% nos híbridos e 7% nos carros a combustão.

Preços dos novos começam a cair

De acordo com dados da Bright Consulting, de 2016 até agora, o valor médio dos veículos subiu 125%, bem acima da inflação oficial de 63,9%. A boa notícia é que o ritmo de alta finalmente perdeu força.

Entre janeiro e outubro de 2025, o preço público dos carros novos aumentou apenas 2,40%, chegando à média de R$ 159.684.

No mesmo período, o IPCA avançou 3,64%, marcando a primeira vez em cinco anos que a inflação geral supera a dos automóveis.

Por que isso aconteceu?

Ainda segundo a Bright Consulting, a explicação está na concorrência mais acirrada, impulsionada pela entrada de novas montadoras, especialmente chinesas, que vêm com estratégias agressivas de preço.

Esse movimento começa a pressionar para baixo a média de tabela dos veículos. Conforme a consultoria, desde 2016, o preço médio do carro zero mais do que dobrou, saltando de R$ 70.900 para quase R$ 160 mil.

O avanço foi de cerca de 10% ao ano em média, mas com fortes oscilações ao longo do período.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por