O INSS informou que, até as 17h desta quinta-feira (15), mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas já manifestaram que sofreram descontos indevidos. Segundo o balanço divulgado, 1.051.238 pessoas solicitaram reembolso em razão dos descontos não autorizados.
Todas as 41 entidades conveniadas com o INSS tiveram contestações. No total, 1.069.201 responderam à notificação do órgão. Desses, 17.963 reconheceram a autorização para os descontos associativos.
Desde quarta-feira (14), os beneficiários que foram notificados pelos INSS porque tiveram descontos associativos identificados deverão informar se as operações foram autorizadas ou se são indevidas.
Na plataforma "Meu INSS", que pode ser acessada via site ou aplicativo, será possível saber o nome da entidade que realizou o desconto, o valor cobrado e o período, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
O beneficiário deverá informar se autorizou ou não os descontos. Caso não tenha autorizado, poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo e pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135. Não será necessário incluir ou apresentar documentos.
"Ele simplesmente vai clicar e falar: esse desconto eu não reconheço, eu não autorizei, eu não dei autorização para aquela associação fazer”, explicou o presidente do INSS, Gilberto Waller.
O INSS informou também que não há prazo para que os beneficiários apresentem o pedido de ressarcimento por descontos indevidos.
Fonte: O Tempo