Manifestação contra os problemas infraestruturais de Delta reuniu moradores de um dos bairros para a gravação de um vídeo caseiro em que são detalhadas as principais carências enfrentadas por parte da população.
Na gravação, que foi encaminhada à redação do Jornal da Manhã, os moradores visitam ruas sem iluminação pública e terrenos baldios com matagal que chega a atingir mais de um metro de altura.
Para Reinaldo Alves Luís, presidente da Associação de Apoio Comunitário dos Moradores do Bairro Novo Horizonte, o local onde as imagens foram feitas, a manifestação surgiu como forma de dar voz à população. “Queríamos mostrar a verdade sem sensacionalismo ou conotação política e acho que esse documento registra o inconformismo das pessoas que relatam os problemas que veem das ruas sem asfalto, dos pontos sem iluminação, da poeira, do matagal”, reclama.
De acordo com o Reinaldo, a situação filmada justifica os anseios dos 600 habitantes do bairro, para os quais a maior prioridade entre os problemas reclamados é a finalização da pavimentação asfáltica em todas as ruas. “Além disso, precisamos de uma creche com urgência”, afirma.
Respondendo às solicitações da reportagem, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Delta informou que em julho de 2009, quando a prefeita Lauzita Resende assumiu a administração, estabeleceu-se como prioridade a resolução dos problemas de infraestrutura do Novo Horizonte.
Ainda segundo as informações da administração, convênio assinado com o governo do Estado culminou com a execução do Programa Travessia, o qual já garantiu a locação de recursos e abertura de processos licitatórios para construção de uma praça, centro esportivo e centro comunitário no local.
Sobre os problemas de pavimentação, em trecho da nota enviada à reportagem, a prefeitura informa que “realmente não há logradouros com pavimentação asfáltica, ocasionando poeira. Ocorre que esse é um problema antigo, não de agora, e que a atual administração tem tentado resolver com financiamento junto ao BDMG para pavimentação asfáltica de vários logradouros de nossa cidade, e que o primeiro bairro a ser beneficiado com este financiamento será o Novo Horizonte”.