Cerca de 55 fiscais participaram do curso realizado entre os dias 4 a 6 de outubro, no Senac, com entrega de certificados.
Vigilância Sanitária Regional concluiu na ultima quinta-feira a capacitação sobre boas práticas de comercialização de alimentos. Cerca de 55 fiscais participaram do curso realizado entre os dias 4 a 6 de outubro, no Senac, com entrega de certificados.
Dados oficiais do Ministério da Saúde mostram que mais de 1,8 milhão de pessoas foram expostas a doenças transmitidas por alimentos (DTA) no Brasil entre anos 1999 a 2010, em quase sete mil surtos notificados; números que podem ainda estar sendo subnotificados. A capacitação tem como objetivo aprimorar os conhecimentos de técnicos municipais de Vigilância Sanitária sobre a realização de inspeções em restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados, açougues, padarias e outros estabelecimentos.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Vigilância Sanitária, da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, Maurício de Oliveira, durante a capacitação vários assuntos foram debatidos, como infraestrutura física do estabelecimento, controle da qualidade da água, pragas, os produtos de limpeza mais adequados, microbiologia dos alimentos e a conduta do fiscal.
“Com certeza atingimos a nosso objetivo. Mais de 50 fiscais servidores municipais das regionais de saúde de Uberaba, Ituiutaba e Uberlândia, saíram do curso bem informados sobre todas as regras necessárias no momento da fiscalização, que por sinal é bastante temida, para isso repassamos noções de boas práticas”, explica Maurício.
Ainda segundo o coordenador, em toda região os comerciantes do setor alimentício precisam ficar mais alertas e cuidar bem dos alimentos. Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de doenças transmitidas pela comida é alto. “Isso enfatiza a relevância e cuidado que tem de ter na hora do preparo e comercialização dos alimentos. Na nossa região ainda existem muitos municípios que precisam melhorar a sua fiscalização”, explica o coordenador. (GS)