GERAL

Vigilância intensifica fiscalização de pescados

Na Quaresma, o trabalho dos agentes visa a coibir a comercialização irregular, principalmente de pescados, exigindo a certificação dos órgãos competentes

Publicado em 11/03/2012 às 14:07Atualizado em 17/12/2022 às 08:49
Compartilhar

Equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde intensificaram as ações no segmento de pescados. Por causa da Quaresma, o foco dos agentes é coibir a comercialização irregular do produto e também a certificação junto aos órgãos competentes.

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Emerson Mariano de Almeida, desde janeiro foram realizadas três ações educativas nas feiras livres. Entretanto, vários pontos foram abordados, como a comercialização de aves abatidas clandestinamente e as certificações do Serviço de Inspeção Municipal, Instituto Mineiro de Agropecuária, Serviço de Inspeção Federal ou de algum outro órgão deliberado. “Em janeiro tivemos algumas solicitações da Promotoria para colocar em vigor a questão da legislação e as condutas de oferecer produtos de origem animal com certificação. Com isso, estamos percorrendo as feiras livres, mercado municipal e outros estabelecimentos comerciais, orientando sobre o assunto. Nós observamos que o número de apreensões diminuiu, ou seja, surtiu efeito”, destaca.

Os dados da Vigilância mostram a redução nas apreensões. A intensificação teve início há cerca de quinze dias e neste período nenhum pescado foi apreendido. No entanto, cerca de 200 unidades de ovos e

50 unidades de doces variados apresentaram algum tipo de irregularidade, sendo levados pelos fiscais. Emerson ressalta que todos os dias produtos são apreendidos, por data de validade vencida ou por não apresentarem rótulo. “Todos estão apresentando a certificação. As pessoas também ficam muito restritas. Elas não querem correr riscos. Além disso, desde janeiro a Vigilância tem o terceiro turno em suas fiscalizações. As pessoas sabem que a fiscalização está trabalhando a noite e todos os dias. Ninguém quer correr riscos”, observa.

A Vigilância orienta os consumidores a selecionarem somente os pescados que apresentarem superfície lisa com brilho metálico, carne firme e consistente; olhos transparentes, brilhantes e salientes; guelras róseas ou vermelhas, úmidas e brilhantes e que tiverem cheiro característico e agradável.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por