A agência Food and Drug Administration (FDA - sigla em inglês), o órgão governamental dos EUA) detectou partículas do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em amostras de leite cru.
Apesar dos achados, o órgão informou que o fornecimento comercial de leite continua seguro, pois o processo de pasteurização mata bactérias e vírus nocivos ao aquecer o leite a uma temperatura específica.
"Conforme observado pelo USDA e alguns relatórios da Organização Mundial da Saúde e de outras fontes, a presença do vírus [da gripe aviária H5N1] foi detectada no leite cru", afirma a FDA, em nota.
Nos próximos dias, novos dados e resultados de estudos mais completos serão compartilhados, o que pode reforçar o entendimento (ou modificá-lo).
A agência também reforça a importância da análise dos leites pasteurizados encontrados nas prateleiras dos supermercados — estas amostras são coletadas em diferentes pontos do país, independente de casos conhecidos de infecção de vacas pelo vírus da gripe aviária H5N1.
Fonte: O Tempo