Primeiro voo com deportados na 'era Trump' chegou ao Brasil em janeiro, ainda com cidadãos presos durante o governo de Joe Biden (Foto/AFP or licensors)
Um novo voo com deportados dos Estados Unidos chegará ao Brasil nesta sexta-feira (7). A aeronave vai desembarcar em Fortaleza e o embarque, em Luisiana, será acompanhado por diplomatas brasileiros. O monitoramento atende a um pedido do presidente Lula (PT), após os relatos de violação de direitos registrados no primeiro envio de cidadãos feito após a posse de Donald Trump, em janeiro.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o voo desta semana terá tempo de viagem reduzido. A redução no período da viagem foi acertada em discussões no grupo de trabalho que reúne representantes do Itamaraty e da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos.
Conforme a pasta, um diplomata do Consulado-Geral do Brasil em Houston acompanhará o embarque. A aeronave deixará Luisiana, fará uma escala técnica em Porto Rico e, posteriormente, seguirá até Fortaleza. O desembarque está previsto para a tarde de sexta-feira.
Na capital do Ceará, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai disponibilizar uma aeronave para deslocamento de deportados até Belo Horizonte. “Em Fortaleza e em Belo Horizonte, o Governo Federal montará esquema de recepção e apoio, com base na experiência acumulada nas operações de repatriação anteriores. Nos dois aeroportos, a Polícia Federal fará operação especial para a realização de procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária”, informou o Ministério.
Ainda segundo a União, o voo desta sexta-feira será acompanhado e vai servir de avaliação para definir a operação de desembarque de deportados dos Estados Unidos no Brasil. “O Governo Federal reafirma seu compromisso com a promoção e a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros e atua para garantir regresso digno e seguro”, finalizou nota do Ministério da Justiça e Segurança e Pública.
Fonte: O Tempo