A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, é um dos quadros do primeiro escalão do governo Romeu Zema (Novo) com mais influência no Palácio Tiradentes. (Foto/Willian Dias/ALMG)
A exoneração de Luísa Barreto (Novo) do cargo de secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) foi publicada neste sábado (8 de fevereiro) no Diário Oficial do Executivo estadual. Luísa deixa o posto no governo Romeu Zema (Novo) para assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Sua substituta será a, até então, chefe de Gabinete da Seplag, Sílvia Caroline Listgarten Dias, cuja nomeação também foi publicada na mesma edição do Diário Oficial.
Luísa sai do cargo após três meses depois de reassumir o posto, por conta das eleições municipais de 2024, em que ela concorreu ao cargo de vice-prefeita na chapa de Mauro Tramonte (Republicanos). O anúncio de que ela ocuparia a presidência da Codemge foi feito no último dia 21 de janeiro pelo governo de Minas.
Na ocasião, o Palácio Tiradentes havia informado que o principal objetivo de Luísa no cargo da Codemge seria “promover as adequações necessárias para viabilizar a adesão de Minas ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida Dos Estados (Propag)”, especialmente a preparação para privatização ou federalização da estatal.
Fonte: O Tempo