ARTICULISTAS

Jubileu da Uniube e da ALTM

A Uniube é uma notável criação do educador idealista

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 13/11/2012 às 19:22Atualizado em 19/12/2022 às 16:19
Compartilhar

A Uniube é uma notável criação do educador idealista e também escritor Mário Palmério, que integrou o quadro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro desde os primórdios, unindo, assim, ambas as entidades.

Tivemos o prazer de frequentar os bancos escolares do complexo educativo de Palmério desde o antigo curso de Admissão. Passamos pelo Ginasial, Científico e nos formamos em Técnico em Contabilidade e, finalmente, recebemos o diploma de Direito, em 15 de dezembro de 1962. Em 15 de novembro daquele ano, os idealistas Padre Juvenal Arduini, Edson Prata e José Mendonça, escritores, fundaram a Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

Em 19 de outubro deste ano, numa grandiosa festividade, a Universidade de Uberaba outorgou-nos o título de Mérito Universitário, por ocasião do Jubileu de Ouro da sétima turma do Curso de Direito da Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro. Foi a oportunidade para o reencontro com alguns dos 98 colegas de turma. Um momento ímpar. Infelizmente, até o Jubileu da turma, já haviam falecido os 26 professores do curso.

Ao ingressarmos na Academia de Letras do Triângulo Mineiro, na década de 80, tendo como padrinho Edson Prata, ainda pudemos, felizmente, conviver com alguns de nossos admiráveis mestres, os que integravam o quadro de acadêmicos: doutores João Rodrigues da Cunha, Augusto Afonso Neto e Ari Rocha. E já como presidente da Academia, recebemos doutor Ronaldo Benedito Cunha Campos.

Em 15 de novembro próximo, a Academia também comemorará seu Jubileu de Ouro, e doutor José Humberto Silva Henriques, seu presidente, já nos convidou para a esperada festa.

Por algum tempo e com muita honra, fomos presidente da Academia. Em nosso primeiro ano de mandato, promovemos a reunião festiva das Bodas de Prata da Academia, na Câmara Municipal. Também fizemos festa em seus 30, 35 e 40 anos. E quando a Academia completou 46, doutor João Gilberto Rodrigues da Cunha marcou as festividades, trazendo a Uberaba Antônio Olinto, da Academia Brasileira de Letras, e doutor Adib Jatene, da Academia Nacional de Medicina. Sucedeu-nos na presidência a professora Terezinha Hueb de Menezes, com excelente desempenho, mantendo acesa a chama acadêmica.

Cremos ter cumprido com zelo nossas tarefas como presidente e guardamos, no fundinho do coração, o carimbo de aprovação do nosso trabalho, ao merecer estas palavras do fundador, Padre Juvenal Arduini, que nos acompanhou com extremo carinho durante o nosso mandat “Você fez um bom trabalho!” Certamente há de haver outras avaliações do nosso trabalho nesse posto, porém preferimos a de quem criou a Academia.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por