ARTICULISTAS

Mais três itens da doutrina socrática

Conforme prometemos, eis a conclusão deste artigo, com a transcrição dos itens V, VI e VII, da Doutrina dos dois grandes filósofos gregos, Sócrates e Platão

Elias Barbosa
eliasbarbosa34@terra.com.br
Publicado em 21/03/2010 às 16:35Atualizado em 17/12/2022 às 06:05
Compartilhar

Conforme prometemos, eis a conclusão deste artigo, com a transcrição dos itens V, VI e VII, da Doutrina dos dois grandes filósofos gregos, Sócrates e Platão, selecionados pelo Codificador, na Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo, livro tantas vezes citado nesta coluna.

Sem quaisquer outros comentários, traslademos logo para cá os itens acima referidos:

“V – Depois da nossa morte, o gênio (daimon, demônio) que nos fora designado durante nossa vida nos conduz para um lugar onde se reúnem todos aqueles que devem ser conduzidos ao Hades, para aí serem julgados. As almas, depois de terem permanecido no Hades o tempo necessário, são reconduzidas a esta vida em numerosos e longos períodos.

É a doutrina dos Anjos guardiães ou Espíritos protetores e das reencarnações sucessivas, depois de intervalos mais ou menos longos de erraticidade.”

“VI – Os demônios enchem o espaço que separa o céu da Terra; são o laço que une o Grande Todo consigo mesmo. A divindade, não entrando jamais em comunicação direta com o homem, é por intermédio dos demônios que os deuses se relacionam e conversam com ele, seja durante a vigília, seja durante o sono.

A palavra daimon, que deu origem a demônio, não era tomada no mau sentido na antiguidade, como entre os modernos; não se dizia exclusivamente dos seres malfazejos, mas de todos os Espíritos em geral, entre os quais os Espíritos superiores, chamados deuses, e os Espíritos menos elevados, ou demônios propriamente ditos, que se comunicavam diretamente com os homens. O Espiritismo diz também que os Espíritos povoam o espaço; que Deus não se comunica com os homens senão por intermédio dos Espíritos puros encarregados de transmitirem suas vontades; que os Espíritos se comunicam com eles durante a vigília e durante o sono. Substituí a palavra demônio pela palavra Espírito e tereis a Doutrina Espírita; colocai a palavra anjo e tereis a doutrina cristã.”

“VII – A preocupação constante do filósofo (tal como compreendiam Sócrates e Platão) é de tomar o maior cuidado com a alma, menos por esta vida, que não é senão um instante, do que em vista da eternidade. Se a alma é imortal, não é mais sábio viver com vistas à eternidade?

O Cristianismo e o Espiritismo ensinam a mesma coisa.”

(*) clínico geral e psiquiatra

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por