O que fulano ou sicrano fizeram para merecer tal ou qual homenagem? Essa frase sempre ressoa partindo de quem se julga bem informado e questiona o merecimento de alguém
O que fulano ou sicrano fizeram para merecer tal ou qual homenagem? Essa frase sempre ressoa partindo de quem se julga bem informado e questiona o merecimento de alguém. É como se os nomes dos que merecem constassem de uma tábua e dali saísse um a um para ser laureado segundo critérios particulares de um dono.
No caso específico das homenagens públicas, sempre ocorrem as críticas de alguns e entendo ser razoável os tais, fulano ou sicrano, recebê-las. Ninguém é ou será unanimidade. A medalha, o diploma, o cerimonial, a solenidade e até quem homenageia são pagos com o dinheiro do contribuinte e esse tem o sagrado direito de reclamar. Tal direito, todavia, não lhe dá a prerrogativa para “julgar os homenageados”. É só trocar de lado pra entender.
No último dia 01/07/2009, tivemos em Uberaba a entrega da COMENDA CHICO XAVIER a 14 homenageados (**) e vivenciamos o que foi dito acima, além de um inusitado detalhe: jamais vi tanto inconformismo manifestado de público. Os critérios para a escolha do orador dos homenageados, as “medalhinhas distribuídas” pela nossa Câmara Municipal “com o nome de Chico Xavier”, etc. foram caprichosamente achincalhados. Descontentes marcaram alguns pontos na tabela do ridículo perante o mundo, em detrimento de Uberaba. Os satélites registraram.
Os que querem escrever a história sozinhos ficam inconformados quando sabem que outros também a escrevem. Nossa Câmara Municipal (que representa o povo) errou ao escolher o orador dos homenageados? Por que os desgostosos não protestaram na solenidade? Ali seria o foro competente.
Quem pouco ou nada merece se vê nas demais pessoas; daí as críticas aos méritos alheios. Teriam os nossos Parlamentares Municipais brincado de homenagear pessoas? Não creio, pois se homenageiam é porque, no mínimo, estão legitimados para tal. Os críticos só serão críticos e nada mais.
(**) 14 pessoas que incentivam a paz
(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro