Peafo é pseudônimo do renomado ilustrador, chargista
Peafo é pseudônimo do renomado ilustrador, chargista, designer gráfico, diretor de criação e artista plástico Pedro Afonso Riccioppo, que, no dia 3, brindou os uberabenses com a abertura da exposição Retalhos, com parte de sua vasta e bem cuidada obra artística. Na data, Pedro lançou seu livro de charges “Outra vez Peafo”. A mostra, com predominância da técnica tinta acrílica sobre tela, vai até 30 de junho, na Galeria da Fundação Cultural de Uberaba, na Praça Rui Barbosa.
Desde 1972, tenho o prazer do agradável convívio com o amigo Pedro. Naquele ano foi aprovada pelos sócios do Jornal da Manhã a publicação da página infantil dominical Hora do Recreio e desde o primeiro número, em 24 de setembro, até a edição final (número 541), em 23 de janeiro de 1983, contei com a valiosíssima colaboração do Pedro.
Professoras das escolas de Uberaba e região selecionavam desenhos e textos de seus alunos para serem publicados na página. Linotipistas se encarregavam de colocar os textos em ordem para a impressão. E os desenhos, sempre feitos a lápis? O clicherista me informou da necessidade de os desenhos serem cobertos com tinta nanquim para a confecção dos clichês. O importante era manter fidelidade aos traços das crianças, não os modificando. E foi Pedro quem se encarregou desse trabalho, com perfeição.
Além dos quadros, alguns dos quais figuram no convite para a exposição, uma das grandes criações desse artista foi o design da carteirinha alaranjada do Clube do Tio Mári na frente, havia a identificação da criança e da escola onde ela estudava, data da emissão e o número de sócio. No verso, ao lado da inscrição “Sou sobrinho do Tio Mário”, Pedro desenhou uma criança bem feliz.
A primeira carteirinha foi expedida em 20 de janeiro de 1974 e a última (número 4019), em 26 de agosto de 1983. Talvez essa tenha sido a obra mais vista do amigo Pedro. Ainda há quem, com carinho, conserve essa carteirinha. Alguns já postaram foto da sua na internet. E logo aparecem outros sobrinhos afirmando que também têm a carteirinha.
Pedro pode se orgulhar de seus trabalhos, sempre muito elogiados. E eu me orgulho de tê-lo como um amigo dileto. Nossos votos de sucesso sempre ao artista Pedro!