ARTICULISTAS

Não respeitamos os outros

A descoberta da consciência é a descoberta da pessoa. E a descoberta da pessoa

Padre Prata
thprata@terra.com.br
Publicado em 01/09/2018 às 11:18Atualizado em 17/12/2022 às 13:07
Compartilhar

A descoberta da consciência é a descoberta da pessoa. E a descoberta da pessoa implica outras descobertas. O homem é um ser de várias dimensões. Além de sua dimensão ética, ele possui uma dimensão social. O homem se destruiria a si mesmo no instante em que não quisesse levar em conta o outro. Ele se aniquilaria. Ele se reduziria à dimensão puramente animal no instante em que não admitisse a pluralidade das consciências e não reconhecesse o outro como sujeito. 

O homem é responsável por si mesmo. Ele, porém, não é uma torre isolada num deserto. É feito para viver com os outros. Para “con-viver”. É um ser de relação. Não é uma relação unilateral, porque o outro não é uma “coisa”. É uma relação bilateral de desvendamento. De revelação. De diálogo.

A descoberta que fazemos do outro é muito importante para ele, mas é muito mais importante para nós. Não me refiro à descoberta do outro como objeto. A pessoa humana não pode ser reduzida a objeto. A pessoa humana tem uma “intimidade”. O outro é sempre um mistério para mim. Ora, um mistério não é um problema. Um problema se resolve, mas um mistério se desvenda, se revela. Daí que o outro não é um objeto de dissecação. O outro, seja quem for, é uma Pessoa Humana. É gente.

A intimidade de cada um de nós só é conhecida por Deus. Só Ele nos conhece. Só Ele nos pode julgar. Mais ninguém. Ninguém pode julgar as minhas intenções. Passamos a maior parte de nosso tempo comentando a vida dos outros. A fofoca se tornou uma instituição. O Evangelho é bem clar “Não julgueis e não sereis julgados”.

“Eu tirarei os meus olhos e os colocarei no lugar dos teus. Eu tirarei os teus olhos e os colocarei no lugar dos meus. Passarei a ver-te com os teus olhos e tu me verás com os meus olhos.” Os meus olhos não são sempre bons. Às vezes são maus. Com meus próprios olhos eu não conhecerei ninguém, apenas cometerei injustiças e mergulharei na escuridão. Mais uma vez, Jesus é muito clar “Se os seus olhos foram maus, o seu corpo todo ficará na escuridão. Assim, se a luz que você tem se transformar em escuridão, como será terrível essa escuridão!”.

E agora você passa a compreender que dialogar não é ver e apontar os defeitos dos outros. Dialogar não é falar. É, antes de tudo, ouvir. É ver os outros com os olhos dos outros.

Nesse ponto é fácil compreender as leis fundamentais do diálog admitir que os outros não pensam como eu. Admitir que, apesar do diálogo, o outros continuam a não pensar como eu. Admitir que, por causa do diálogo, eu mudo e não os outros. 

O valor de um homem se mede não pela sua cultura. Não pela sua condição social. Muito menos por seu dinheiro. O valor de um homem se mede pela qualidade de seu relacionamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por