Frase de Caminhão “Lula é o novo presidente da República do Brasil. Mas para não perder o costume, o cargo está no nome de uma amiga.” FALA, LEITOR! Cordiais saudações. Sou leitor do Jornal da Manhã e gostei da matéria sobre vistoria de veículos. Gostaria de observar que a forma como o sistema funciona atualmente atende muito mal aos despachantes, e pior ainda, para não dizer, de forma nenhuma, às pessoas físicas, visto que para se conseguir fazer um agendamento é preciso ficar horas à disposição da liberação do próximo dia de agendamento. No meu caso, acredito que não será possível, uma vez fiquei horas esperando por tal liberação e durante um pequeno intervalo de pausa, não consegui realizar o agendamento, pois parece não haver um horário certo para esta liberação. Vejam bem, se uma pessoa preenche o formulário de transferência no Site do Detran e paga a Guia de Arrecadação Estadual - DAE, gerada após o preenchimento do formulário, já deveria ser disponibilizada uma data agendada para a realização da vistoria, afinal, deveria funcionar como qualquer fila, por ordem de chegada, no caso, pela ordem cronológica dos pagamentos realizados da DAE. Ainda que o horário definido não seja ideal para as partes interessadas, é melhor do que não ter um horário agendado. Grato pela atenção. Rodrigo Moreira Tosta. E-mail:digomoto@yahoo.com.br 100 ANOS O Grupo BMW comemorou 100 anos no último dia 7 de março. BMW significa “Bayerische Motoren Werke”. A companhia surgiu da união das empresas de Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, ambas fabricantes de motores de avião, na época. CARRO ELÉTRICO A Alemanha ajudará o Brasil a avançar na área de eletromobilidade a partir de um novo acordo de cooperação técnica firmado entre os dois países. O projeto que terá duração de quatro anos, prevê um investimento de € 5 milhões e ações que incentivem a produção brasileira de carro elétrico. MAIS FÁBRICAS Apesar do cenário negativo, os próximos meses serão marcados pela inauguração de mais duas fábricas no país: a da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e a da Land Rover em Itatiaia (RJ).
O GRANDE VECTRA Há exatos 20 anos, a Chevrolet iniciava no Brasil as vendas da segunda geração do Vectra. Ele foi o primeiro carro produzido no país a oferecer recursos como airbags frontais, controle de tração, ajuste de áudio no volante e suspensão traseira multilink. Sua produção foi encerrada para dar lugar ao Chevrolet Cruze. Ele era o sedan preferido da classe média da época e teve 313.035 unidades produzidas.
SANTA FE 2016 A Hyundai está anunciando o lançamento da linha Santa Fe 2016 no Brasil. Com preço promocional de R$ 164,9 mil (5 lugares), o SUV está também disponível na versão de sete lugares e ganhou retoques visuais e novidades no acabamento interno. O facelift tem como destaque a dianteira com novo para-choques, grade frontal, além de novas rodas aro 18″ em liga leve. Sob o capô, continua o motor 3.3 V6 de 270 cv.
NOVA SAVEIRO 2017 Esta é a nova Saveiro 2017. Além do visual externo, a Volkswagen também renovou o interior, aplicou modificações na suspensão e oferece novos itens de tecnologia e conectividade. A picape chega às lojas em abril com três opções de carrocerias, quatro versões de acabamento e duas opções de motores. O conjunto mecânico é o mesmo. (Foto Carplace) HONDA CITY Lançada mundialmente em 2014, a atual geração do Honda City já tem data marcada para mudar de visual. Mudanças profundas não são esperadas, já que a intenção é apenas deixar o sedan atualizado diante da concorrência. A estreia deve acontecer entre os meses de outubro e novembro NOVO DUSTER 2017 A Renault está desconversando, mas é possível que a nova geração do Duster venha revolucionar o segmento dos SUVs. Uma das grandes mudanças da nova geração será o novo porte do modelo. Fontes de um site romeno divulgaram que a novidade chega o ano que vem e o visual deve surpreender até mesmo aos mais críticos. DUAS CARROCERIAS Uma das grandes mudanças da nova geração será o novo porte do modelo. Ele será vendido com duas opções de carroceria e, na versão comprida, oferecerá espaço para até sete lugares. Dessa forma, a carroceria de cinco assentos medirá algo em torno de 4,3 metros de comprimento, enquanto o modelo mais longo chegará aos 4,5 metros. OCIOSIDADE De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Moan, a capacidade de produção na fabricação de carros instalada no Brasil seria capaz de produzir 4,63 milhões de automóveis e comerciais leves neste ano, mas a produção em 2016 será de somente 2,33 milhões de autoveículos. Resultad 50% de ociosidade. AINDA PIOR Já entre os veículos pesados, a situação é ainda pior: ociosidade de 74%. Das 422 mil unidades que poderiam ser produzidas, serão feitas apenas 107,8 mil unidades. NÚMEROS DO ROUBO Segundo a empresa especializada em monitoramento Ituran, o Palio, da Fiat, é o carro mais visado pelos ladrões em São Paulo. Em seguida aparecem o Gol e o Uno. A maioria dos veículos roubados, ou 66% deles, são modelos lançados entre 2010 e 2016, e o período noturno, das 21h às 23h, é o que concentra mais furtos e roubos.