ARTICULISTAS

Na mosca

Em uma entrevista a John Harwood, da rede de TV CNBC, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi incomodado por um ataque aéreo: uma mosca voava insistentemente ali

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 20/12/2022 às 12:05
Compartilhar

Em uma entrevista a John Harwood, da rede de TV CNBC, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi incomodado por um ataque aére uma mosca voava insistentemente ali. Com calma, tranquilidade e muito jeito, ele armou o bote e, literalmente, acertou na mosca. Fez questão de que as câmeras mostrassem o inseto morto, no chão.

Pela relevância de Obama no cenário internacional, o seu gesto teve grande repercussão, sendo exibido na mídia repetidamente. E, convenhamos, não é todo mundo que tem habilidade para acertar uma mosca, um inseto muito ágil.

Vamos torcer para que Obama use sempre essa pontaria ao tomar medidas como líder da mais poderosa nação do mundo. Há pouco tempo, ele afirmou, em uma reunião do G20, que “Lula é o cara!”. Sem dúvida, um elogio digno de letras maiúsculas. Para muitos, Obama acertou na mosca.

Seria nosso Presidente também habilidoso em acertar na mosca? A resposta pode estar em outra notícia recente: em razão dos reiterados atos falhos no Senado, presidido por José Sarney, Lula declarou que “Sarney não pode ser julgado como uma pessoa comum.”

De fato, por seu passado, por sua vida política, por sua trajetória, Sarney deve, sim, ser julgado como uma pessoa especial. Não como alguém inquestionável, como querem alguns, mas como uma figura eminente, cuja conduta deve ser exemplar. Há que haver rigor no julgamento dos atos do Presidente do Senado.

Em temp na última crônica, falamos sobre a poluição causada pelas sacolas plásticas, sugerindo que a Prefeitura tratasse do problema, em lei, como fizeram outros municípios. Atencioso e eficiente, o jornalista Márcio Gennari Mariano, diretor de Comunicação da Prefeitura de Uberaba, informou que já há um projeto de lei nesse sentido, pronto para ser enviado à Câmara.

O projeto “dispõe sobre a responsabilidade dos estabelecimentos na distribuição e uso das sacolas plásticas para o acondicionamento de produtos vendidos em seus pontos comerciais no Município de Uberaba e dá outras providências.” Ao concebê-lo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e, consequentemente, o Prefeito acertaram na mosca. O meio ambiente agradece.

 

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por