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Nada auspicioso

O mundo da F-1 viveu uma semana louca em termos de notícias bombásticas, depois do GP da Hungria. GP que foi um marco na temporada; primeiro pelo resultado anormal do podium...

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 05/08/2009 às 23:04Atualizado em 20/12/2022 às 11:22
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O mundo da F-1 viveu uma semana louca em termos de notícias bombásticas, depois do GP da Hungria. GP que foi um marco na temporada; primeiro pelo resultado anormal do podium, uma McLaren e uma Ferrari nos degraus superiores; o acidente incomum de Felipe; a trapalhada da Renault nos boxes, e as consequências que foram geradas por tudo que aconteceu. Se a Renault foi punida por um GP, pela ineficiência de um mecânico, que punição caberia à equipe Brawn, que também por erro de um de seus mecânicos, que deixou uma mola mal colocada e teve consequências muito mais graves que a Renault? E o que dizer da não punição de Kimi Raikkonen pelo strak que fez na largada.   A primeira bomba da semana: com a impossibilidade de Massa para o GP da Europa a equipe italiana, numa bela jogada de marketing, escalou o alemão e o fato vazou para o mundinho da F-1. Rapidinho lá estava Schumacher treinando numa Ferrari de F-1, em Mugello. Como os treinos estão proibidos, ele treinou numa Ferrari de 2007, que foi emprestada de um milionário, clientão da equipe. Esse carro de 2007 foi o último modelo da F-1 a contar com o controle de tração. Oficialmente, hoje ele não existe. O alemão andou nesse carro com pneus de GP2, o que já provocou uma investigação da FIA. Querem saber se os pneus eram mesmo de GP2. Andar num carro de 2007 e com pneus slick de GP2 não fere o regulamento, certo? Mas a FIA achou por bem investigar. Tudo bem, está certo investigar, mas por que não investigou antes de dar a notícia e apenas depois de concluída a investigação noticiar o ocorrido? Esses cartolas estão cada dia mais atrapalhados. Ainda no caso do Barão Vermelho, a Ferrari chegou a cogitar um treino do alemão com a F 60, para melhor se adaptar ao Kers e ao carro, e disse que as equipes da Fota estavam de acordo, e que só dependiam da anuência de Williams e Force-India, que estão suspensas da Fota. Posteriormente, a Williams declarou que não aceitava, e para piorar veio a Red Bull, que pertence à Fota e também disse um sonoro não, com a justificativa de que eles haviam feito um pedido semelhante, para que Alguersuari andasse no Toro Roso antes da etapa húngara, e o pedido foi negado. Acho que o alemão não precisa disso, pois é o maior de todos os tempos, ou não é? Na verdade, achei um ato muito corajoso encarar essa sem estar totalmente recuperado das lesões do acidente de moto no início do ano. Certamente, alguns músculos irão reclamar a ociosidade. Mas ao mesmo tempo, ele não deve ter privilégios, pois sempre os teve na maior parte de sua carreira.   Outra notícia bombástica da semana foi a de que a equipe BMW abandona a F-1 no final de 2009. Resumindo, a nota diz: ”Claro que esta é uma decisão difícil para nós, mas é um passo considerável em nosso realinhamento estratégico". Na verdade, a equipe da Bavária deu um grande salto para trás nesta temporada. Mas se fosse só por isso, o que dizer da Toyota, que desde 2002 tenta uma vitória e, além disso, é um dos maiores orçamentos da F-1. Segundo os executivos alemães, as outras categorias em que a fábrica está envolvida não terão mudanças. Mas já se fala que as fábricas da BMW americana e a asiática serão extintas. Quanto à participação da fábrica na Superbike, que começou em 2009, nada se sabe. Oficialmente nada muda, mas oficialmente a F BMW americana e asiática também não seriam afetadas. Ponto para o velho Max, que sempre foi contra o domínio das montadoras na F-1. E tem mais equipe de montadora dependurada no grid. O ex-capanga do Verme sempre defendeu que a F-1 deveria ficar na mão dos esportistas ou garagistas. A força do dinheiro das montadoras aniquilou os garagistas, sobrou apenas Sir Frank Williams. Uma luta inglória. As malas sentaram-se à mesa e saborearam uma bela e grande pizza. Quer dizer, FIA, Fota (equipes) e FOM (Verme Ecclestone), finalmente assinaram o pacto da concórdia, que valerá até 2012. A queda de braço e a fogueira de vaidades ficaram na lembrança. Pacto da concórdia para quem não sabe é o conjunto de leis e normas que regem a F-1.   Segunda-feira foi oficializada a saída de Nelsinho da equipe Renault, coisa que todos já esperavam. O brasileiro desceu a lenha em Flavio “Malaiatore”, como era de se esperar, pois agora Nelsinho não precisa mais dele. Mas tem gente de olho. A maior bomba da semana foi divulgada por um dos maiores jornais do Brasil, que afirma que Nelson Piquet, o tri-campeão, juntamente com Peter Sauber, vai adquirir a equipe BMW no final do ano, com motor Ferrari e benção do Verme. Até que seria bom. Mas a notícia já foi desmentida por Nelsinho. O que é normal, pois esse tipo de nota só atrapalha quando ainda não está tudo amarradinho. Nelson sempre comprou o que havia de melhor no mercado de competição, para impulsionar a carreira do filho, mas F-1 é outro papo. Haja dinheiro para tanto. A Honda tirou seus iens da fogueira, a BMW também, será que o Nelsão e o velho Sauber estão com tanta bala na agulha? No domingo tem Stock-Car em Salvador, uma pista de rua, inédita no calendário da categoria, vale a pena conferir na rede Globo. No SporTV, também no domingo, tem Moto GP, e no canal Speed a boa e disputada Nascar.   Felicidades a todos!

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