ARTICULISTAS

Natal

Natal. Os cristãos comemoram o nascimento de Cristo

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 25/12/2012 às 11:37Atualizado em 19/12/2022 às 15:37
Compartilhar

Natal. Os cristãos comemoram o nascimento de Cristo, Filho Unigênito do Pai, que será lembrado pelos homens ao menos neste dia. E será lembrado sempre por aqueles que se dedicam a espalhar a Boa Nova.

Enquanto o Menino Deus fica esquecido pelos homens, a figura de Papai Noel se destaca: é ele o portador de presentes, especialmente de brinquedos, de que as crianças tanto gostam. Também é ele que alavanca os negócios, o que leva os empresários a assumirem uma dívida para com essa figura.

Convencer a criança de que Papai Noel, na noite de Natal, coloca um presente no sapatinho deixado atrás da porta ou na árvore de Natal não é tarefa simples em tempos de internet. Antes, isso era bem mais fácil. Em alguns Natais, eu colocava meus sapatos atrás de uma porta e me deitava logo, para não atrapalhar a chegada do Bom Velhinho. E no dia seguinte eu pulava da cama cedinho e abraçava eufórico o brinquedo que aparecia ali como que por encanto. Até que em um Natal a fantasia se foi... Joaquina, minha mãe, gostava de contar histórias sobre o Natal. Em certo ano a situação financeira estava muito difícil para todas as famílias e, em vez de contar as tais histórias, ela disse a meus três irmãos que eu não iria ganhar presente no Natal. Então cada irmão comprou um brinquedo para mim. Na pior das crises, tive o melhor Natal de minha infância. Convém explicar que eu era a rapa do tacho, como diziam, e que meus três irmãos já trabalhavam. Ser caçula temporão foi um alto negócio para mim.

A nova realidade é bem diferente. Há pouco ouvi uma história que ilustra a sabedoria das crianças de hoje. Uma menina sentou-se no colo do Papai Noel, que foi direto ao assunt “E o que você quer ganhar no Natal?” A menina, indignada, perguntou-lhe: “Você não recebeu meu e-mail?”

Papai Noel que se cuide, que bolas de borracha, bonequinhas, caminhões e brinquedos do gênero ficaram no passado. Os novos mimos são bem mais caros!

Para os leitores, um Natal bem feliz. E que Cristo, que nasce para todos, seja lembrado todos os dias... Sempre.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por