Já começou o Salão de Paris 2016. A feira francesa abriu suas portas no dia 1º de outubro e o encerramento está previsto para o dia 16.
Realizado sempre a cada dois anos, a feira parisiense é uma das maiores mostras do gênero no mundo. Quem acompanha o noticiário sobre os automóveis de maneira geral, sabe que a indústria automobilística mundial começa a sofrer sua maior transformação depois do Modelo T. As montadoras já não são mais só fabricantes de automóveis e estão fornecendo também softwares de mobilidade. Os carros de combustíveis fósseis estão perdendo terreno para os carros híbridos e elétricos. A mostra disso é o Volkswagen ID com plataforma modular 100% elétrica, que servirá de base para a fabricação dos próximos modelos da montadora a partir de 2020. Este carro é um modelo compacto elétrico totalmente autônomo, capaz de rodar mais de 600 quilômetros com uma carga nas baterias, que são recarregadas via wireless. O carrinho pode ser comandado por smartphones e tem boa solução de espaço interno. Outra transformação evidente é a realidade dos carros híbridos. Eles já rodam nas grandes cidades europeias enquanto o início das vendas de modelos autônomos é anunciado também para 2020.
Outra grande convergência é o uso dos carros de aluguel em vez de carros próprios, uma tendência que pode ganhar força com a eliminação do homem comandando a máquina. No total mais de 200 marcas estão presentes no Salão Mundial do Automóvel de Paris. Acompanhe as principais novidades que interessam aos brasileiros.
NISSAN MICRA
Este é o Micra, o futuro March brasileiro. O carro encanta de cara com o novo visual. O motorista guia sentado em posição mais baixa diante de um volante com diâmetro muito pequeno. As maçanetas das portas traseiras ficam escondidas nas molduras das janelas, o que é sempre um charme. Ele terá plataforma CMF, a mesma do Renault Kwid que já começa a ser produzido no Paraná e chega para o Salão de SP.
BMW X2
Ele ainda é um carro conceito e sua produção em série deve começar em 2018. O X-2 deve entrar no espaço entre o X1 e o X3. Não será um “cupê fora-de-estrada” como os exóticos X4 e X6, mas sim algo prático e elegante, com mais perfil de caminhonete convencional. A plataforma é a UKL2, a mesma usada pela grande van de luxo Série 2 Active Tourer, com motor transversal e tração originalmente na dianteira. Um luxo!
LAND ROVER DISCOVERY 5
O jipão de visual quadradão, teto alto mais parecendo o Caverão do Bope está saindo de linha. Seu sucessor, o Discovery 5, será um carro totalmente diferente. Muito parecido com o Discovery Sport, ganhou carroceria monobloco com amplo uso de alumínio. A tampa traseira, que antes se abria em duas metades horizontais, agora é composta por uma peça só. Há três fileiras de bancos e muito luxo. Os motores vão do badalado Ingenium Td4 2.0 de 180 CV, a diesel, ao Si6 V6 3.0 (340 CV). A novidade deve desembarcar no Brasil no ano que vem.
VOLKSWAGEN ID
Este carro promete ser a grande atração da feira francesa. O desenho é do brasileiro Marco Pavone, criador do Up!. Ele terá plataforma modular exclusiva para carros 100% elétricos (MEB), a ser lançada comercialmente em 2020. O ID tem o comprimento aproximado de um Golf, mas com espaço interno de um Passat. Faz de 0 a 100 km/h em 8 segundos e tem velocidade máxima limitada em 160 km/h. O carro será capaz de conectar-se com diversos acessórios, desde smartphones, passando por computadores e até mesmo outros carros.
RENAULT ALASKAN
Esta picape interessa ao mercado brasileiro e deve aportar por aqui em 2018. Ela pertence ao segmento de caminhonetes de até uma tonelada de carga. A Alaskan irá dividir as atenções com a intermediária Duster Oroch. Em alguns mercados, o utilitário virá com propulsor 2.5 a gasolina de 160 CV. Os câmbios podem ser manual ou automático. Já a tração, 4×2 ou 4×4.
A suspensão traseira é multilink.
TOYOTA CH-R
De cara, a gente percebe que o design do CH-R é muito exagerado. Não tem nada a ver com os tradicionais desenhos da Toyota. Ainda sem produção confirmada no Brasil, este carro seria concorrente direto do Jeep Renegade e Honda HR-V. Um fato interessante é que a Toyota irá lançar uma versão híbrida do carrinho com componentes do Prius, fato inédito nos carros compactos ditos populares.
PEUGEOT 3008
O antigo 3008 tinha um jeitão bem incomum: era uma mistura de minivan com jipão. Já a nova geração entrou na trilha dos utilitários convencionais: o modelo é alto, tem capô comprido e rack no teto. Os desenhos dos faróis e da grade, além das combinações de cores, dão um “quê” de originalidade. Na Europa, o motor Puretech 1.2 turbo de 130 CV vai empurrar a novidade. O carro já está confirmado para o Brasil.
HYUNDAI i30
O novo i30 cresceu um pouquinho por fora. Novidades mesmo só na mecânica com o novo motor 1.4 turbo de 138 CV, além de um tricilíndrico 1.0 turbo de 100 CV. Deve demorar a chegar ao Brasil.
AUDI Q5
Visualmente, a segunda geração do utilitário parece um Q7 em escala reduzida. Pela primeira vez, o modelo terá uma versão com tração apenas nas rodas dianteiras. Ele chega ao Brasil somente no ano que vem.