RADAR

Novidades

Confira as novidades do Salão de Paris que interessam ao mercado brasileiro

Publicado em 08/10/2016 às 08:18Atualizado em 16/12/2022 às 17:04
Compartilhar

  Já começou o Salão de Paris 2016. A feira francesa abriu suas portas no dia 1º de outubro e o encerramento está previsto para o dia 16.

Realizado sempre a cada dois anos, a feira parisiense é uma das maiores mostras do gênero no mundo. Quem acompanha o noticiário sobre os automóveis de maneira geral, sabe que a indústria automobilística mundial começa a sofrer sua maior transformação depois do Modelo T. As montadoras já não são mais só fabricantes de automóveis e estão fornecendo também softwares de mobilidade. Os carros de combustíveis fósseis estão perdendo terreno para os carros híbridos e elétricos. A mostra disso é o Volkswagen ID com plataforma modular 100% elétrica, que servirá de base para a fabricação dos próximos modelos da montadora a partir de 2020. Este carro é um modelo compacto elétrico totalmente autônomo, capaz de rodar mais de 600 quilômetros com uma carga nas baterias, que são recarregadas via wireless. O carrinho pode ser comandado por smartphones e tem boa solução de espaço interno. Outra transformação evidente é a realidade dos carros híbridos. Eles já rodam nas grandes cidades europeias enquanto o início das vendas de modelos autônomos é anunciado também para 2020.

Outra grande convergência é o uso dos carros de aluguel em vez de carros próprios, uma tendência que pode ganhar força com a eliminação do homem comandando a máquina. No total mais de 200 marcas estão presentes no Salão Mundial do Automóvel de Paris. Acompanhe as principais novidades que interessam aos brasileiros.

NISSAN MICRA

Este é o Micra, o futuro March brasileiro. O carro encanta de cara com o novo visual. O motorista guia sentado em posição mais baixa diante de um volante com diâmetro muito pequeno. As maçanetas das portas traseiras ficam escondidas nas molduras das janelas, o que é sempre um charme. Ele terá plataforma CMF, a mesma do Renault Kwid que já começa a ser produzido no Paraná e chega para o Salão de SP.

BMW X2

Ele ainda é um carro conceito e sua produção em série deve começar em 2018. O X-2 deve entrar no espaço entre o X1 e o X3. Não será um “cupê fora-de-estrada” como os exóticos X4 e X6, mas sim algo prático e elegante, com mais perfil de caminhonete convencional. A plataforma é a UKL2, a mesma usada pela grande van de luxo Série 2 Active Tourer, com motor transversal e tração originalmente na dianteira. Um luxo!

LAND ROVER DISCOVERY 5

O jipão de visual quadradão, teto alto mais parecendo o Caverão do Bope está saindo de linha. Seu sucessor, o Discovery 5, será um carro totalmente diferente. Muito parecido com o Discovery Sport, ganhou carroceria monobloco com amplo uso de alumínio. A tampa traseira, que antes se abria em duas metades horizontais, agora é composta por uma peça só. Há três fileiras de bancos e muito luxo. Os motores vão do badalado Ingenium Td4 2.0 de 180 CV, a diesel, ao Si6 V6 3.0 (340 CV). A novidade deve desembarcar no Brasil no ano que vem.

VOLKSWAGEN ID

Este carro promete ser a grande atração da feira francesa. O desenho é do brasileiro Marco Pavone, criador do Up!. Ele terá plataforma modular exclusiva para carros 100% elétricos (MEB), a ser lançada comercialmente em 2020. O ID tem o comprimento aproximado de um Golf, mas com espaço interno de um Passat. Faz de 0 a 100 km/h em 8 segundos e tem velocidade máxima limitada em 160 km/h. O carro será capaz de conectar-se com diversos acessórios, desde smartphones, passando por computadores e até mesmo outros carros.

RENAULT ALASKAN

Esta picape interessa ao mercado brasileiro e deve aportar por aqui em 2018. Ela pertence ao segmento de caminhonetes de até uma tonelada de carga. A Alaskan irá dividir as atenções com a intermediária Duster Oroch. Em alguns mercados, o utilitário virá com propulsor 2.5 a gasolina de 160 CV.  Os câmbios podem ser manual ou automático. Já a tração, 4×2 ou 4×4.

A suspensão traseira é multilink.

TOYOTA CH-R

De cara, a gente percebe que o design do CH-R é muito exagerado. Não tem nada a ver com os tradicionais desenhos da Toyota. Ainda sem produção confirmada no Brasil, este carro seria concorrente direto do Jeep Renegade e Honda HR-V. Um fato interessante é que a Toyota irá lançar uma versão híbrida do carrinho com componentes do Prius, fato inédito nos carros compactos ditos populares.

PEUGEOT 3008

O antigo 3008 tinha um jeitão bem incomum: era uma mistura de minivan com jipão. Já a nova geração entrou na trilha dos utilitários convencionais: o modelo é alto, tem capô comprido e rack no teto. Os desenhos dos faróis e da grade, além das combinações de cores, dão um “quê” de originalidade. Na Europa, o motor Puretech 1.2 turbo de 130 CV vai empurrar a novidade. O carro já está confirmado para o Brasil. 

HYUNDAI i30

O novo i30 cresceu um pouquinho por fora. Novidades mesmo só na mecânica com o novo motor 1.4 turbo de 138 CV, além de um tricilíndrico 1.0 turbo de 100 CV. Deve demorar a chegar ao Brasil.

AUDI Q5

Visualmente, a segunda geração do utilitário parece um Q7 em escala reduzida. Pela primeira vez, o modelo terá uma versão com tração apenas nas rodas dianteiras. Ele chega ao Brasil somente no ano que vem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por