Domingão, cervejão e neca de corridão! Isto é, sem F-1. Mas, se bem que a do fim de semana anterior foi uma procissão...
Domingão, cervejão e neca de corridão! Isto é, sem F-1. Mas, se bem que a do fim de semana anterior foi uma procissão. A cartolada se movimenta para mudar esse tipo de corrida, apesar do que já dissemos na coluna passada, sobre tudo ter muito que ver com o tipo de circuito e, como sempre, com o efeito aerodinâmico e o arrasto aerodinâmico. A turma da Nascar, depois de duas temporadas com um modelo conhecido como o carro do amanhã, resolveu banir o aerofólio traseiro e voltou a usar o Spoiler, que provoca um vácuo maior e deve facilitar as ultrapassagens e, por consequência, aumentar o número de ultrapassagens. Na F1, por mais que mexam no regulamento nunca tomam uma medida drástica em relação ao efeito aerodinâmico. O aerofólio dianteiro móvel não funcionou na temporada anterior, e pelo jeito também não vai nessa. Apesar de ser um circuito de rua, a prova da Austrália deve ser mais movimentada que a do Bahrain. Estudam-se medidas extrapista para tentar salvar o espetáculo. Uma coisa é certa, não há espaço para mudanças drásticas no regulamento, pois seriam inviavelmente econômicas e nunca se deve mudar a regra do jogo depois que ele começa. Uma novidade boa, ou mais ou menos boa, foi ver que o nojento do Ron Dennis reapareceu no paddock da F 1 no Bahrain. Enquanto Max Mosley mandava na Fia, Dennis era tido como persona non grata. Assim como Malaitore e mais alguns membros da Fota. Apesar de sua arrogância e das sujeiras sempre jogadas para debaixo do tapete, Ron faz parte do lixo que move e dá as cartas no circo da Fórmula 1. Sem esquecer que o grande cacique é o abominável Verme Ecclestone e sua gang. Uma grande festa foi realizada no Bahrain com os ex-campeões da F 1 ainda vivos. Apenas duas ausências, Kimi Räikkönen e o tri Nelson Piquet, que as más línguas ligaram sua ausência ao caso do NELSINHO. Mas ninguém foi até ao tricampeão para saber da sua versão. Kimi tinha compromissos com o WRC, que é o campeonato que disputa nesta temporada. Foi uma bela homenagem a pilotos de várias épocas. Alguns são verdadeiros heróis que pilotavam carros que hoje não seriam guiados pela maioria que compõem o grid atual. Foram grandes homens, mas sem citar nomes, sei que também tinha aqueles que foram campeões sem merecer e figuram nas estatísticas apenas porque estavam nos melhores carros, fato muito comum depois de 1984. Se bem que também houve campeões antes disso sem merecer, como o James Hunt e até o Mario Andretti, que tinha a preferência de Chapman em relação à Ronnie Peterson, que era muito mais piloto que o americano. Para ser sincero, desde os primórdios vemos situações esquisitas nesse esporte, pois o grande Fangio já foi beneficiado em situações estranhas naquela época. Quando algumas equipes tinham vários carros no grid e os pilotos podiam correr em qualquer carro da equipe que estivesse inscrito na prova. Exemplificand Um piloto corria num determinado carro e se o mesmo tivesse uma pane mecânica, esse piloto poderia entra no lugar de outro que estava melhor posicionado na prova e isso aconteceu várias vezes nos anos cinquenta e muitas vezes naquela equipe italiana, que todos conhecemos, e em outras, que nem existem mais e naquela que voltou nessa temporada. A grande verdade é que a patriotada e o nacionalismo sempre estiveram presentes nessa categoria do automobilismo e esse exemplo sempre foi usado nas categorias inferiores. Noutros esportes, como as olimpíadas, também vimos exemplos ridículos. Hoje, o bairrismo ainda impera, mas o poder econômico passou a ser a bola da vez depois do Verme assumir. O mais engraçado ou nojento de tudo, é que continuamos a ver e cultuar isso, apesar de saber que tudo é um jogo de cartas marcadas. Felipe Massa é o segundo piloto do time de Maranello, mas isso só vai se tornar claro para a maioria depois do meio do campeonato. No domingo, dia vinte um de março, o ídolo e mito Ayrton Senna faria cinquenta anos. Senna ainda é adorado no mundo inteiro e é a referência para a maioria dos pilotos jovens de todas as nacionalidades. Treinos da F 1 na TV Sexta - 26/03/10 - 1º treino, às 22h30 - Sportv 2º treino, às 2h30 - Sportv Sábado - 27/03/10 - Classificação 3h00 – Globo Corridas de domingo na TV F-1: GP da Austrália - 03h00 (Globo e Jovem Pan) Stock Car: 1ª etapa em Interlagos - 11h00 (Globo) F-Indy: GP de St.Petersburg - 16h45 (Band) NASCAR: Etapa de Martinsville – 11h00 ( canal Speed)