ARTICULISTAS

O futebol, a derrota e a lógica

Paulo Fernando Borges
paulofernando1981@gmail.com
Publicado em 06/05/2011 às 21:57Atualizado em 20/12/2022 às 00:28
Compartilhar

No futebol, só existe uma dor pior do que a dor da derrota. E quem gosta de futebol sabe: a dor da derrota é doída e nos atinge de forma inexplicável. Mas, como eu ia dizendo, só existe uma dor pior, mais doída e mais chata do que a dor por causa de uma derrota: é a dor de ser zombado, cornetado e alvo de chacotas por parte dos seus mui amigos torcedores de times rivais.

Basta perguntar, meu caro leitor, como foi o dia de ontem de um cruzeirense que, por infelicidade do destino e obra dos deuses do futebol, tem a sorte de trabalhar com um atleticano. No entanto, pode ter certeza, corintianos, flamenguistas, palmeirenses e tantas outras torcidas miraram suas piadas em um só alv o, até então, Barcelona das Américas...

Aliás, se para os jogadores, técnicos e dirigentes a graça do futebol esteja na muito bem-vinda fortuna que o esporte proporciona aos bons, espertos e mais malandros, para nós, ignotos torcedores, o grande barato é mesmo a diversão pela vitória do nosso clube de coração e, é claro, pela derrota daqueles que torcem pelo “time errado”.

É assim. É a arte de secar, torcer contra com um único objetiv ter com quem fazer aquela piadinha, amanhã, bem na hora do café da manhã da empresa. Que se danem os perdedores de cabeça inchada, pois o que vale é fazer festa na tristeza do outro. Entenda-se, falo apenas da tristeza passageira por uma derrota e não da agonia infinda decorrente de políticas injustas e políticos que matam em nome de Deus!

Aliás, só Deus mesmo para ajudar um torcedor em sua agonia em frente à TV. Sim, pois nós que moramos em cidade do interior não temos a sorte de poder assistir aos grandes jogos lá, no estádio, com direito a tomar chuva e engarrafamento na saída do estádio. Ainda assim, ficamos possessos quando um atacante perde o gol; irados quando o infeliz do bandeirinha levanta seu instrumento de forma equivocada e muito, muito nervosos, quando nos damos conta de que, na derrota, o tempo passa mais rápido e, na vitória, os ponteiros parecem estar parados, não se movem!

Falando em tempo, tudo para quando é gol do seu time! Nada mais existe, tudo é alegria, tudo é festa e gritaria. E então, só acordamos para a realidade quando eles, os adversários, nos insultam, ofendem e machucam com um gol. Às vezes a realidade é triste, torcedor!

No entanto, mesmo triste em certos casos, a realidade do futebol é que ele não tem lógica. Ainda que seja um clichê, todo mundo sabe que o que faz do futebol um esporte tão apaixonante é o fato de ele não ter lógica. Tem lógica uma coisa dessas?

Se tivesse lógica, talvez, e só talvez, a nossa seleção não perderia tantos jogos contra times, digamos, pusilânimes. Se tivesse lógica, o todo-poderoso Cruzeiro, já citado neste pequeno ensaio, não teria sido eliminado da Taça Libertadores pelo até então ignóbil Once Caldas. E se tivesse lógica, eu não estaria escrevendo esse texto e nós, amantes do esporte bretão, jamais perderíamos noites de sono por uma coisa lógica.

Afinal, o futebol é apaixonante e, quem viveu sabe, a paixão não tem explicação. A alegria contagiante desse esporte, assim como as paixões que arrebatam nossos corações, existem pura e simplesmente para serem vividas.

Mas, é claro, se o seu time perder, prepare-se para cogitar uma discussão de relação ou até mesmo um rompimento. A derrota dói... No mais, aproveite para quando o adversário perder por tropeçar em sua própria soberba, e sorria, sorria muito, até a barriga doer e as costelas saírem do lugar. Sem alegria não há razão de torcer!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por