ARTICULISTAS

O juiz protetor dos menores

Temos a alegria de ter mantido um ótimo convívio com doutor Luiz Manoel da Costa Filho

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 31/05/2011 às 20:05Atualizado em 20/12/2022 às 00:02
Compartilhar

Temos a alegria de ter mantido um ótimo convívio com doutor Luiz Manoel da Costa Filho, que foi Juiz de Menores da Comarca de Uberaba, e de ter acompanhado bem de perto seu trabalho na defesa do menor abandonado.

Foi na gráfica do Jornal da Manhã, na época sob nossa direção, que foi impresso seu substancioso Código de Menores e Legislação Correlata, contendo o novo Código de Menores e o Parecer da Comissão de Constituição e Justiça, Câmara dos Deputados de 1979.

Na contracapa da obra, o mestre e escritor Edson Prata faz, com propriedade, um retrato do trabalho realizado pelo Juiz: “O ilustre magistrado das Alterosas, no exercício de sua atividade ocupou varas criminais, cíveis e de menores. Nesta, mais do que em qualquer outra, demonstrou plenamente a possibilidade de aliança entre o Direito e o humanitarismo, pois, sem deslustrar as letras jurídicas – que ama e estuda diariamente – retirou inúmeras famílias de sérias dificuldades com seus filhos, seja orientando-as seguramente, seja encaminhando os menores para as sendas paz, da concórdia e até da rentabilidade profissional. Luiz Manoel foi um Juiz de Menores altamente inspirad criou organismos de proteção, amparo e integração do menor à sociedade; auxiliou, com seus vastos conhecimentos e sua longa experiência diversas entidades assistenciais a se manterem e a se desenvolverem; organizou o serviço forense ligado ao menor; dedicou-se, enfim, com ardor e entusiasmo inexcedíveis ao problema do menor abandonado.”

Como membro do COMBEM, órgão de caráter beneficente, assistencial e educacional, no governo do Prefeito Hugo Rodrigues da Cunha, e como participante da Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberaba, acompanhamos o trabalho de criação da Guarda-Mirim, desenvolvido com dignidade pelo Juiz, em sua segunda etapa em nossa cidade.

Esteve ele presente em várias das reuniões de ambos os órgãos, motivando principalmente os empresários a apoiarem a boa ideia, que obteve seu sucesso.

Assim, numa manhã ensolarada, na Praça Rui Barbosa, a Guarda-Mirim número um de Uberaba foi apresentada à comunidade, tendo ao seu lado o Juiz.

Daquela antiga corporação destacamos o vitorioso cidadão doutor João Eurípedes Sabino, exemplo para novos guardinhas em formação e para todos nós.

Foram muitos os encontros com o Juiz protetor dos menores. Mais tarde nos tornamos colegas, ocupando nossas cadeiras na Academia de Letras do Triângulo Mineiro. 

Hoje o ilibado cidadão Luiz Manoel da Costa Filho, depois de nos evidenciar sua magnificência como Juiz de Direito, desfruta de merecida aposentadoria e recebe nosso agradecimento, apreço e respeito, bem como desta cidade, que ternamente o acolhe.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por