Vivemos num mundo de transformações que afetam quase todos os aspectos do que fazemos...
“Vivemos num mundo de transformações que afetam quase todos os aspectos do que fazemos. Para o bem ou para o mal, estamos sendo impelidos rumo a uma esfera global que ninguém compreende plenamente. O conceito de Globalização não é bastante claro. O mundo hoje não tem fronteiras. Bilhões de dólares podem ser transferidos de um lugar para outro ao simples toque de um mouse. As culturas são destruídas. Impõe-se uma cultura comum: Coca-Cola, McDonald's, CNN. Cria-se um grupo de vencedores. A maioria é condenada à miséria e à desesperança.” (Anthony Giddens)
“A Escola reflete a violência que acontece fora dela. A pesquisa mostrou que 47% dos professores já foram xingados por alunos. A escola é hoje apenas uma fábrica de aulas. O professor tem dezenas de classes, com 40 estudantes cada. É quase impossível haver uma relação entre eles.” (Ana Paula Corti – Socióloga)
“Muitos pais são os piores inimigos da educação. Não estão necessitados na educação dos filhos. Querem apenas que os filhos passem no vestibular.” “As escolas estão preocupadas com a administração e não levam em conta as crianças.” (Rubem Alves)
“Da mesma forma como os computadores ficaram acessíveis, a capacidade de manipular genes também ficará. Adolescentes poderão inventar animais de estimação, híbridos de sapo e beija-flor. (...)
Se somos controlados pelas forças do mercado, quanto tempo demorará para que a comercialização da genética seja feita? E como ficará determinado quem poderá brincar com esse brinquedo perigoso?” (Marcelo Gleiser)