ARTICULISTAS

Pensando em ti

João Eurípedes Sabino
forumarticulistas@hotmail.com
Publicado em 26/06/2020 às 07:00Atualizado em 18/12/2022 às 07:21
Compartilhar

“Eu amanheço pensando em ti. Eu anoiteço pensando em ti. Eu não te esqueço. É dia e noite pensando em ti.” O título desta crônica é parte da música de Davi Nasser e Herivelto Martins, interpretada por Nelson Gonçalves em gravação de 1957.

Eu gostaria de usar tal música noutra ocasião, mas...

Se o cronista disser que não amanhece, anoitece e não esquece dia e noite a pandemia do coronavírus, por certo que a sinceridade não lhe ocorre. Como esquecê-la, se conseguiram paralisar uma parte da nossa mente como se nos causassem certa psiquiálise? Há como que um congelamento mental reservado ao dito vírus, com pouco espaço para raciocínios. E esses, quando ocorrem, passam antes pelo bombardeio de notícias recebidas. Já não basta a realidade que nos assola e ainda carregam nas doses!

Ainda bem que em cada ser humano há um coração e nele mora a esperança. Não fosse essa realidade já teríamos o pânico geral instalado. Para os mais sensíveis, vale lembrar o cantor Nelson Ned: “Mas tudo passa, tudo passará. E nada fica, nada ficará. Só se encontra a felicidade. Quando se entrega o coração”. É hora de nos entregarmos aos nossos corações.

O pensamento tem a sua inegável força, mas o sentimento tem o seu imbatível poder. Um nasce no sistema mental e o outro no sensível. Harmonizar a atuação de ambos, pensamento e sentimento, é a tarefa que nos cabe, sem nos esquecermos da vigilância exigida pelo instinto, esse ente psicológico tão nefasto.

Nossas reservas internas são inesgotáveis, apesar dos limites a que estamos submetidos há séculos. Responder a uma pandemia no passado não terá sido fácil, mas encarar essa que estamos vivenciando, só mesmo buscando em nosso interno as energias que impedirão a nossa queda no abismo postado à nossa frente. Se temos dentro um radar psicológico, diga-se, a observação e mais, sabendo que “A atenção é sinal de consciência”, no dizer de González Pecotche, o que nos resta a fazer? Colocar esses agentes a nosso serviço, antes que a guerra seja vencida. O que querem não é isso...

Onde estiver o ser humano imbuído de bons propósitos, estará a proteção magnânima de Deus. E, ainda que a falta de controle do inimigo esteja presente, as Forças Cósmicas chegarão sempre antes...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por