ARTICULISTAS

Pequeno manual para o avô de primeira viagem

Ao cidadão que vai adquirir o nobre título de avô

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 05/08/2014 às 20:27Atualizado em 19/12/2022 às 06:34
Compartilhar

Ao cidadão que vai adquirir o nobre título de avô e que embalará o primeiro netinho, permito-me sugerir que paute seu relacionamento com o neto seguindo este roteiro especial, escrito graças à experiência de uma vida ao lado de onze netos incríveis:

Se neto é o filho com açúcar, há a recíproca, pois o neto acha que o vovô é um ser também coberto de açúcar. Então paciência é o que o avô deve ter sempre em estoque.

Procure voltar no tempo, deixando netos fazerem do vovô um animal de montaria. Vale a alegria do momento.

Passeie com os netos na pracinha. E que lá eles possam brincar à vontade, sob a atenção ilimitada do avô.

Netos costumam armar uma briguinha de vez em quando. Se forem irmãos, o avô deve ficar meio de lado, apenas intervindo se a situação ficar séria. Melhor é que as mães acalmem os ânimos dos filhos. Avó também é boa para isso.

Se os protagonistas da briga não são irmãos, os pais ou mães ou todos eles (mais as avós) é que devem apartar a briga. Avô fica de lado, observando. Fará intervenção só se os pais dos brigões não estiverem por perto e a situação se alterar.

Avô é porto seguro, um abrigo nos apertos dos netos. Então nada (nada, mesmo) de fazer diplomacia equivocada dando razão a um dos netos. É perder a confiança do outro neto.

Se os netos têm que ir para a escola, é bom que o avô, caso esteja em condições, se torne motorista deles, levando-os e buscando-os, fortalecendo os laços de amor.

Distribua elogios sempre verdadeiros e seu prestígio com os netos permanecerá em alta. Não estranhe se logo deixarem o vovô e adotarem o vô, que é bem mais prático.

Netos dão alegria, mas também fazem arte, pois são artistas por natureza e costumam aprontar na casa dos avós. Se colocarem fogo no sofá, não se altere: os pais dos incendiários lhe darão um sofá novo, ou mandarão reformar o chamuscado, se for possível.

Fique preparado, pois os netos depressinha chegam à faculdade ou universidade e logo receberão um diploma. E mesmo se tornando doutores, um orgulho para o avô, os laços entre avós e netos continuarão eternos.

Netos se casam. E é comum exigirem a presença dos avós, tanto maternos quanto paternos, como padrinhos - prova de amor.

Teria ainda muitos conselhos ao avô de primeira viagem, mas selecionei só mais uma recomendaçã cuidado com seus procedimentos daqui pra frente. Com alguma atitude sua um pouco fora dos eixos, mesmo que ela seja light, você vai ouvir: “Caramba! Você já é avô! Já é tempo de tomar juízo!” Não fique com raiva. Apenas tome juízo, ora pois.

E 26 de julho será sempre o seu dia – Dia dos Avós. Comemore. É uma dádiva poder desfrutar desse privilégio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por