Aí está, meus amigos natalinos, a frase histórica do mais votado brasileiro, o nosso ilustre Tiririca. Daí vem a alegria dos nossos donos do poder, felizes eleitos e premiados com o seu aumento de salário. Pior ainda é verificar que não lhes interessam as condições dos mais pobres nesta vida.
Gosto muito de apresentar provas, e hoje tive uma de primeira linha. O nosso hospital presta alguns serviços ao SUS. Cortamos muitos, exatamente pelo prejuízo financeiro em nove anos de contrato, que quase nos quebraram. Em Uberaba, vale lembrar, tínhamos nove hospitais privados. Hoje sobrevivem o São Domingos, o São Marcos e o nosso São José. Os demais estão na rede pública e SUS, gemendo e chorando todos os meses.
Cito um agravante que nosso nobre Tiririca desconhece (como parece desconhecer tudo). Mantemos um serviço de hemodiálise onde o SUS é o pagador. Qualquer pessoa (de menos o Tiririca!) sabe que hemodiálise custa caro e é de aplicação definitiva na vida do insuficiente renal crônico. Ou seja: suspensa a hemodiálise, o paciente começa a morrer e vai desencarnar nos próximos dias. Uma crueldade, não acham? É por isto que o nosso e outros serviços de hemodiálise não podem parar de prestar seu trabalho. Agora, reclamem do atraso no pagamento e na sustentação onerosa: nada vai acontecer, a não ser a repetição do estamos aguardando a verba.
Como estou tiririca da vida, sugiro que perguntem a ele se sabe ou se preocupa-se com isto. Penso que todos os deputados, senadores, ministros e governantes sabem disto... Nada, nem uma palavra, estão na boca dos caixas conferindo o depósito de seus aumentados honorários. E o Brasil de resto, toda a legião que sofre com doenças e pede socorro... Que se f., meu amigo.
Vai daí eu ter uma crônica que deveria ser de Paz, de Bom e Feliz Natal e se tornou na realidade, reviver o sábio Tiririca – pior não fica. Não adianta apresentar os números de sonhos que o governo salienta. Qualquer pau-de-arara compra uma casinha em cem prestações, ou um fiatizinho a prazo, uma moto em 36 meses, etc. etc. Aliás, passem pelas garagens de autos usados à venda... ali estão os sonhos de tantos crédulos no milagre brasileiro. Vem daí o meu desacordo com o deputado pior não fica... Pode ficar, gente, e de Tiririca pra Titica a diferença é curta.
Entretanto, e apesar de tudo, sou um otimista sobre o Brasil. O que falta é uma consciência dos reais valores pela nossa sociedade. Vamos pensar nisto agora, que é Natal e estamos felizes com o nosso futuro. Meu abraço a todos os que me toleraram este ano. Um pouco amargo, talvez, porque tenho pressa de ver o Brasil dos meus sonhos, dizendo amém, aleluia!!!
(*) médico e pecuarista