Auxiliar de cozinha, de 40 anos, moradora no bairro Chica Ferreira, perdeu mais de R$650, após cair no golpe da falsa guia de pagamento do IPVA de Minas Gerais, na quarta-feira (12). Ela teria procurado pela guia de pagamento na internet. A Polícia Civil de Minas Gerais já investiga quadrilha especializada nesta modalidade de golpe.
A vítima compareceu em uma Base Comunitária da Polícia Militar e relatou que acessou a internet em busca de formas para realizar o pagamento do IPVA de seu carro.
Ela contou também que acessou o site falso do Detran-MG, constatou os débitos e conferiu as informações apresentadas, momento em que fez os pagamentos através de Pix.
A mulher passou a monitorar o licenciamento do veículo, mas percebeu que a compensação do débito da primeira parcela permanecia pendente.
Em busca de esclarecimentos, a mulher consultou conhecidos, que a informaram erroneamente de que somente após pagar todas as parcelas os débitos seriam dados como quitados. Ela pagou outras três parcelas do IPVA.
Ao efetuar nova consulta, a mulher constatou que o pagamento do IPVA de seu veículo continuava em aberto. Procurou, então, a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais e descobriu que havia caído em um golpe, pois o CNPJ de destino era diferente do CNPJ do Estado.