Batalhão lembra atuação em ocorrências complexas, como o acidente ferroviário de 2003 e missões nacionais
Solenidade nesta quinta-feira (29) marca os 60 anos do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), em Uberaba. O marco reforça a importância da corporação não só para a cidade, como também para a região, uma vez que o Corpo de Bombeiros é referência em salvamentos, atendimento pré-hospitalar, ações preventivas e apoio em grandes desastres.
Em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, o comandante do 8º BBM, Tenente-Coronel BM Josias Soares de Freitas Júnior, explicou que a evolução técnica transformou o atendimento da corporação. “Se há duas décadas um incêndio residencial podia consumir milhares de litros de água para ser controlado, hoje o mesmo combate pode ser feito com uma fração desse volume, graças a novos esguichos, técnicas de resfriamento e estratégias de combate”, ressaltou.
Além da redução no consumo de água, a modernização também diminui os danos aos imóveis atingidos. “Hoje o desafio é fazer mais com menos, com eficiência e técnica”, destacou.
O tenente-coronel também ressaltou a atuação da equipe em grandes ocorrências e operações de resgate. O acidente ferroviário da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), em 2003, que contaminou manancial e deixou milhares de moradores sem água, é lembrado como uma das situações mais complexas já enfrentadas na cidade. Militares de Uberaba também atuaram em operações nacionais, como Mariana e Brumadinho, além de integrarem missões de busca com cães farejadores, área em que o batalhão é referência no estado.
Leia também: Arcanjo 6, de Uberaba, auxilia resgate de vítima após queda de aeronave agrícola de Paracatu