Divulgação
Utilização de cães de salvamento tem contribuído para que várias histórias terminem com final feliz
A cadela Angel, do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), foi o único cão de salvamento de Minas Gerais certificado em duas categorias do Curso de Busca e Resgate com Cães 2017, realizado recentemente pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBES). O treinamento que acontece anualmente é voltado para equipes do Bresc (Busca e Resgate Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros) de todo o Brasil. Angel foi certificada nos níveis I e II de treinamentos de cães e seus condutores.
O curso ocorreu em Vitória (ES) e contou com a participação de 30 militares dos Corpos de Bombeiros do Espírito Santo, Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, além de sete militares de Minas Gerais, sendo dois de Uberaba. Com a concretização do curso e integração com as demais unidades do Corpo de Bombeiros, os militares foram capacitados nas atividades de busca, resgate, salvamento com cães em estruturas colapsadas, soterramento, matas e busca de cadáveres.
Privilegiado. A utilização de cães de salvamento nas diversas ocorrências do CB tem contribuído para que várias histórias terminem com final feliz. Por possuir olfato privilegiado, o cão pode localizar pessoas vivas ou mortas em meio à fumaça, ao ruído e mesmo na mais completa escuridão.
“É necessário que o treinamento e atualização dos conhecimentos do binômio homem/cão esteja sempre em dia”, ressaltou o soldado Domingos, membro da equipe Bresc de Uberaba, que participou do Curso de Busca e Resgate com Cães. “Para nós, foi um momento de muita alegria”, considerou o 2º sargento Thales, chefe da equipe Bresc de Uberaba, condutor da cadela Angel e também requalificado como juiz de prova.