Na tentativa de evitar danos maiores, a área foi isolada o que gerou transtornos no trânsito (Foto/Divulgação)
O acidente envolvendo uma carga de etanol, que causou interdições e riscos de explosão na avenida Filomena Cartafina, na tarde de terça-feira (18), segue em fase de resolução. O caso aconteceu próximo ao Distrito Industrial (DI) 3, quando uma carreta, acoplada a um caminhão Volvo, tombou fora da pista de rolamento, resultando em um vazamento de combustível. Com quase 24 horas de operação, as equipes de emergência estão se preparando para liberar a pista.
Segundo informações do próprio motorista à Polícia Militar (PM), o acidente ocorreu após outro veículo ter lhe ultrapassado abruptamente e invadido sua frente, forçando-o a desviar, o que resultou no tombamento do caminhão e da carreta. Ele sofreu ferimentos leves e foi encaminhado a um hospital de Uberaba. Além da PM, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental foram acionados devido ao risco de incêndio e ao possível impacto ao meio ambiente causado pelo vazamento.
Na tentativa de evitar danos maiores, a área foi isolada o que gerou transtornos no trânsito. Para garantir a segurança e a fluidez, os policiais controlaram o tráfego no local e orientaram motoristas a adotarem vias alternativas. Devido ao grande número de veículos, o acesso à rodovia foi fechado no sentido DI, permitindo a passagem apenas de veículos vindos por via vicinal.
O responsável pela seguradora da carga e a empresa que realizaria o transbordo da carga foram acionados. De acordo com os Bombeiros, a transferência do álcool para outro caminhão teve início na noite de ontem, com finalização na manhã desta quarta-feira (19). Agora, as equipes se preparam para destombar a carreta e liberar a pista.
Lembrando que, no final de 2024, a rodovia AMG-2595 passou a ser denominada, novamente, como avenida Filomena Cartafina devido ao término do convênio entre o Estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Uberaba. Como resultado, a gestão da via voltou a ser de responsabilidade das equipes municipais, que estão atuando no local.