Homem condenado a mais de 23 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável na Bahia foi preso nessa quinta-feira (20) em Uberaba. A captura ocorreu após uma série de investigações e mobilização da vítima, que auxiliou na identificação do paradeiro do foragido. O condenado, que à época dos fatos ocupava o cargo de coordenador da Vigilância Epidemiológica de Porto Seguro (BA), fugiu da cidade antes da expedição do mandado de prisão.
As informações são do vereador Cabo Diego Fabiano, que foi procurado pela vítima com o pedido de auxílio para resolução do caso. O crime ocorreu há nove anos, quando a vítima tinha 12 anos de idade. O caso correu sob segredo de Justiça, resultando em sentença condenatória em novembro de 2024. No entanto, antes da prisão, o homem vendeu sua residência, pediu exoneração do cargo público e fugiu.
A busca pelo condenado se intensificou após a família da vítima divulgar informações sobre ele em redes sociais. Recentemente, um canal de notícias de Porto Seguro recebeu denúncia anônima, informando que ele estaria trabalhando em hotel de Uberaba. Diante da informação, a vítima tentou contato com autoridades da Bahia, mas não conseguiu atendimento imediato. Na tentativa de obter ajuda, encontrou um vídeo do vereador Cabo Diego Fabiano e entrou em contato com ele por meio das redes sociais.
O vereador confirmou a existência do mandado de prisão e acionou a inteligência da Polícia Militar de Uberaba. A partir da descrição fornecida pela vítima, as equipes iniciaram buscas na rede hoteleira da cidade e localizaram o condenado. Ele foi preso e encaminhado à Polícia Civil, onde permanecerá sob custódia para cumprimento da pena de 23 anos e 4 meses em regime fechado.