POLÍCIA

Corpo de Bombeiros passa por fase tranquila, avalia novo comandante

Acidentes de trânsito com motociclistas chamaram a atenção do tenente-coronel, que considera o índice muito alto

Renato Manfrim
Publicado em 15/04/2018 às 01:23Atualizado em 16/12/2022 às 04:45
Compartilhar

Jairo Chagas

Tenente-coronel Passos elogia a tropa e considera a sua equipe aguerrida, interessada e competente

Em Uberaba há cerca de dois meses, quando tomou a frente do comando do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) no dia 7 de fevereiro, o tenente-coronel Anderson Passos conversou com a reportagem do Jornal da Manhã. Ele falou sobre o alto índice de acidentes com motocicletas; a busca de maior interação com a sociedade, o Samu e a PM; a necessidade atual de a sociedade estar treinada e preparada para situações de emergência; a demanda de reforma do Quartel da avenida da Saudade e, também, sobre a atual preparação de sua equipe, além de capacitação para brigadistas de empresas (principalmente usinas) para a breve temporada de estiagem, em julho, quando ocorrem incêndios florestais. 

Natural de Belo Horizonte (MG), Passos considerou a sua equipe aguerrida, interessada e competente. “Estou muito satisfeito e foi um presente receber esta equipe”, disse, com alegria. 

Com relação às ocorrências mais comuns em Uberaba, o tenente-coronel disse que os acidentes de trânsito com motociclistas chamaram a sua atenção. Ele considerou o índice muito alto. “Este tipo de acidente vem acontecendo em horário específico. Normalmente, acontecem na ida das vítimas, muitas vezes jovens, para o trabalho, ou seja, pela manhã”, lamentou.

Maior interação. Segundo o comandante Passos, nestes primeiros meses em Uberaba ele está buscando uma maior interação com a sociedade, o Samu e a Polícia Militar em ações que são correlatas. “A nossa interação com o Samu, por exemplo, deve ser enorme, uma vez que 80% do nosso atendimento está relacionado a pessoas, no caso de acidentes de todos os tipos, como os de trânsito e domésticos. Estes são os atendimentos pré-hospitalares e têm relação com o Samu”, afirmou o comandante, que acredita numa interação maior, com o passar do tempo.

“A minha segurança está na melhor preparação do meu vizinho”. Com essa frase, o comandante Passos explicou a necessidade atual de a sociedade estar bem treinada e preparada para situações de emergência. “Então, se eu tiver um infarto, por exemplo, eu preciso que você esteja bem preparado para me atender rapidamente. Precisamos focar mais na prevenção do que no atendimento. Diante disso, vamos buscar capacitar mais a população de Uberaba e região, oferecendo cursos de primeiros socorros, de alta proteção, cursos de dicas de segurança doméstica para evitarmos que ocorram os acidentes, mas, principalmente, no caso de haver alguma incidência, quem estiver por perto saiba o que fazer, como, por exemplo, desengasgar uma criança, ou quando uma pessoa passa por uma queimadura grave, afogamentos; como usar o extintor, e em casos de choques elétricos, etc”.

Para ele, a primeira resposta faz muita diferença. Por mais que o bombeiro possa chegar rápido, é mais relevante o treinamento das pessoas. “Estamos reformando nosso Centro de Treinamento para realizar capacitações das empresas. Já os treinamentos da população de forma gratuita vamos realizar cursos na unidade da 13 de Maio ou da avenida da Saudade”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por