Polícia, Ministério Público e Secretaria da Fazenda orientam checar para quem está sendo feita a transferência antes de concluí-la. (Foto/Reprodução)
Mulher de 43 anos, moradora do Residencial Estados Unidos, em Uberaba, registrou queixa de estelionato. Ela e vários outros uberabenses teriam acessado site de buscas na tentativa de encontrar a melhor forma pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e acabou encontrando site falso do Detran-MG e fez o pagamento por meio de Pix. Assim que visualizou o nome do beneficiário, percebeu que havia caído em golpe. Órgãos do Estado já investigam os crimes e fazem recomendações.
A vítima foi até uma Base de Segurança Comunitária da Polícia Militar e relatou que entrou na busca do Google e digitou Detran e em seguida apareceu uma página escrita detranmg. Ela entrou, digitou o código Renavan e apareceu todos os dados de seu veículo e a opção de realizar o pagamento via Pix das três parcelas do IPVA e também da Taxa de Licenciamento.
Ainda conforme a vítima, ela realizou o pagamento dos valores referentes ao IPVA de seu veículo e em seguida percebeu que o benificiário não foi o Estado de Minas Gerais. O dinheiro caiu na conta de uma pessoa física. Só então percebeu que havia caído em golpe.
Conforme apurou o Jornal da Manhã, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF) e Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), investigam essa modalidade de golpe que vem fazendo muitas vítimas em todo o Estado.
Até que se chegue à quadrilha que supostamente estaria agindo em todos os estados da Federação, recomenda-se que, ao efetuar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seja, preferencialmente, por meio do site www.fazenda.mg.gov.br ou aplicativo MG APP.
Se optar pelo pagamento via Pix, observe se beneficiário é o Estado de Minas Gerais, cujo CNPJ é 18.715.615.0001-60; não clicar em links que ofereçam descontos no pagamento do IPVA, sejam eles enviados por e-mail ou aplicativo de mensagens de texto,
Também recomenda-se não efetuar pagamento de boleto enviado pelos Correios; e, em caso de dúvida, procurar orientação com pessoa da família ou amigo que detenha maior conhecimento sobre o pagamento do imposto.