POLÍCIA

Em quatro meses, 27 assaltos a ônibus coletivos são registrados

Polícia Militar admite que número é preocupante e desencadeia ações de prevenção; usuário é orientado a utilizar mais o cartão magnético, evitando dinheiro

Renato Manfrim
Publicado em 10/05/2017 às 07:09Atualizado em 16/12/2022 às 02:22
Compartilhar

Jairo Chagas

Assaltos a ônibus do transporte coletivo urbano em Uberaba têm se tornado uma rotina

Os primeiros quatro meses deste ano foram preocupantes para os motoristas e passageiros do transporte coletivo urbano de Uberaba. Segundo informações do major da PM José Renato Silva, foram registrados em 2017, até o fim do mês de abril, 27 casos de roubos a ônibus, uma média de quase sete ocorrências ao mês. No entanto, este número já está maior, tendo em vista que em maio já aconteceram vários casos.

O último roubo à mão armada a coletivo registrado foi na última segunda (8), por volta de 19h45, na rua José Paulo Cury, bairro São José. Um motorista de 30 anos da Líder Coletivos recebeu sinal de parada de passageiro e, quando o mesmo embarcou, de posse de uma faca na cintura, anunciou o assalt “Só dá o dinheiro da empresa!". Então, o marginal roubou cerca de R$100 e fugiu por rumo ignorado. Segundo informações, o suspeito é branco, magro, estatura mediana, usava calça jeans, camisa de gola polo cor azul listrada, boné preto desbotado, e possui uma tatuagem no antebraço direito.

Onda de assalto. “É um número preocupante e, por isso, os dois batalhões da cidade estão praticando operações para tentar coibir os assaltos a ônibus”, declarou o major da PM José Renato, que também explicou que estes roubos acontecem de duas formas: em alguns casos o assaltante aborda apenas os motoristas e em outros, também os passageiros. “Eu acho que o infrator decide na hora o que ele vai fazer; ou ele assalta o motorista ou o passageiro, ou ambos”, disse. “A PM realiza diariamente operações e uma delas é com relação aos coletivos. Sempre que alguma viatura se depara com algum coletivo quando está chegando a um ponto de ônibus e, principalmente, nos bairros mais afastados, procuramos abordar o ônibus, entrar e verificar a situação dos usuários destes coletivos. E se tiver algum elemento suspeito, os militares praticam a abordagem do mesmo”, ressaltou o major da PM.

No que diz respeito às orientações aos motoristas de ônibus e passageiros, o major José Renato ressalta que eles precisam ficar atentos aos elementos suspeitos que estão dentro do ônibus ou nos pontos. “Liguem no 190, que o Copom vai mandar imediatamente uma viatura para fazer a averiguação”, alertou.

Usar mais o cartão. Devido a este preocupante número de roubos na cidade, os dois batalhões da PM intensificaram as operações de prevenção e repreensão a assaltos a coletivos. Além disso, também como forma de prevenção, os motoristas e empresas afirmam que é preciso reduzir a circulação de dinheiro nos ônibus, ou seja, que os passageiros utilizem somente o cartão eletrônico para pagar a passagem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por