O empresário explicou aos militares que recebeu uma ligação com DDD 011 no final de novembro e, em seguida, assinou um contrato de publicidade em lista telefônica
Empresário de 29 anos acionou a Polícia Militar ao se dar conta que caiu no golpe da lista telefônica. Segundo relatou, ele recebeu uma ligação no dia 29 de novembro e, em seguida, assinou um contrato. Após perder R$ 2.000, ele se deu conta que se tratava de golpe.
O empresário explicou aos militares que recebeu uma ligação com DDD 011 no final de novembro e, em seguida, assinou um contrato de publicidade em lista telefônica. Dias depois, nesta terça-feira (12), ele teria recebido nova ligação, por volta de 14h30, informando dívida e posterior negativação em caso de não pagamento. Preocupado, ele efetuou o pagamento de R$ 2.000 divididos em quatro boletos. Nesta manhã, contudo, descobriu que se tratava de golpe.
Como funciona. O golpe é uma tentativa de extorquir dinheiro de empresa ou profissional sob falsa alegação de que se trata de anúncio em lista telefônica. A vítima recebe uma ligação solicitando a assinatura de um documento, que, segundo os golpistas, é uma confirmação de endereço. Em seguida, os criminosos continuam a fazer ligações pedindo para que a vítima realize um pagamento de uma dívida que na realidade não existe, inclusive fazendo ameaças de protestos e ações judiciais.