Graças à ação de integrantes do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) em duas viaturas, o fogo foi controlado em área de aproximadamente três mil metros quadrados de vegetação
Jairo Chagas
Integrantes do Corpo de Bombeiros tiveram de agir rapidamente para evitar que o fogo atingisse os imóveis
Na tarde de ontem, 240 imóveis ainda desocupados do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Alfredo Freire 4, estiveram sob ameaça de incêndio. Graças à ação de integrantes do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) em duas viaturas, o fogo foi controlado em área de aproximadamente três mil metros quadrados de vegetação alta no entorno das unidades habitacionais. A suspeita é de que o incêndio tenha origem criminosa, provocado por cinco adolescentes.
Segundo informações do 8º BBM, houve risco iminente de o fogo atingir as casas. De acordo com relato de vigia de construtora repassado aos bombeiros, o incêndio foi criminoso, sendo que foram visualizados os adolescentes ateando o fogo e, em seguida, correndo por rumo ignorado.
Conforme o tenente-coronel Anderson Passos, os incêndios em vegetação estão acontecendo com frequência em Uberaba desde o dia 1º de maio e a tendência é aumentar. “Quase 100% dos sinistros são causados por ação humana. O combate a incêndios em vegetação é um dos serviços mais extenuantes para os combatentes. Trabalho manual, lento, pesado e que requer zelo no rescaldo. Somente chuvas acima de 13mm é que reduzem efetivamente o risco de fogo em vegetação. A previsão é que somente em outubro este tipo de chuva aconteça na região novamente”, declarou.
Até o fechamento desta edição os bombeiros realizavam trabalhos de rescaldo no local e, desta forma, a confecção da ocorrência estava em andamento.