Homem de 39 anos foi alvejado com oito tiros, disparados pelo seu ex-cunhado, um comerciante de 31 anos, na rua Timbiras, Vila São Vicente, no sábado (20). A vítima foi socorrida por unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levada para o pronto-socorro do Hospital de Clínicas da UFTM, onde ficou internada. O autor conseguiu fugir, não sendo localizado pelas equipes da Polícia Militar. Ainda não se sabe o que teria motivado o crime.
A Polícia Militar foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom/5ªRPM), através do 190, por testemunhas que presenciaram o tiroteio em via pública. A guarnição da Polícia Militar foi desviada para o atendimento da ocorrência, enquanto várias outras foram em apoio.
Policiais militares da 40ª Companhia do 4ºBPM chegaram rapidamente no local e se depararam com a vítima caída ao solo, no interior de uma casa próxima de onde aconteceu o tiroteio. Ela foi identificada e apresentava vários ferimentos, provenientes de projéteis de arma de fogo.
O homem relatou que teve desentendimento com o seu ex-cunhado e que seria ele o autor dos disparos. Disse também que estava próximo a uma esquina, quando o autor chegou em um veículo de cor preta sem maiores dados e começou a efetuar disparos em sua direção.
Testemunha confirmou os relatos da vítima e acrescentou que chegou a ver a vítima entrar na garagem da casa e o autor correndo atrás, atirando. Um dos projéteis acertou o portão da garagem da testemunha.
Outra testemunha chegou no local e se apresentou como irmã da vítima e ex-esposa do autor. Ao ver a vítima no chão, disse: “Você já está arrumando confusão”. Ela contou aos policiais militares da 40ª Companhia que seu irmão (vítima), quando faz uso de álcool ou drogas, fica valentão e querendo agredir os outros.
A mesma testemunha contou ainda que, na semana passada, seu irmão e seu ex-marido tiveram um desentendimento em um bar, por motivo incerto, e que na ocasião o autor teria tentado atingir a vítima com uma faca, mas a Polícia Militar não foi acionada.
A vítima recebeu os primeiros socorros no local e, após ser estabilizada, foi levada para o pronto-socorro, onde passaria por cirurgia. Foram constatadas oito perfurações em diferentes partes do corpo, provenientes de projéteis de arma de fogo.
Na rua onde ocorreu o tiroteio, perito criminal da Polícia Civil encontrou somente duas cápsulas deflagradas de munição calibre 9mm, as quais foram recolhidas como evidências para a confecção de laudo.
Várias equipes da Polícia Militar fizeram diligências à procura do autor. Policiais militares foram até a casa dele, na rua Ariovaldo dos Santos, bairro Guilherme Borges, mas não o encontraram. Também estiveram em um comércio na avenida Prudente de Morais e não tiveram êxito.
Durante diligências, os militares foram informados que um veículo Ford Ka, cor preta, com queixa de furto/roubo havia sido localizado, abandonado, por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), na avenida José Mariano de Almeida. Policiais militares constataram que o motor do veículo ainda estava quente e que, devido ao local ser próximo à residência do autor, levantou-se a hipótese de ter sido esse o veículo utilizado no crime.
Carro abandonado no Bairro de Lourdes pode ter sido usado no tiroteio na Timbiras
Guarda Civil Municipal (GCM) encontrou um carro Ford Ka de cor preta abandonado na rua José Mariano de Almeida, cruzamento com a rua Adelicionista Maria de Jesus, bairro de Lourdes, no mesmo dia da tentativa de homicídio. Suspeita-se que o veículo tenha sido utilizado pelo autor no tiroteio na rua Timbiras, Vila São Vicente, instantes antes.
Equipe da GCM fazia patrulhamento preventivo pela rua José Mariano de Almeida, visando a proteção dos bens, serviços e instalações, próximo ao Ecoponto Jardim Califórnia, quando se deparou com o Ford Ka.
Segundo informações, o carro estava estacionado em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização. Diante disso, foi realizada consulta em sistema informatizado, sendo possível constatar que o veículo possui queixa de furto/roubo.
O carro foi examinado por perito criminal da Polícia Civil e, posteriormente, liberado para o procedimento de remoção para pátio credenciado.
Policiais militares suspeitam que o Ford Ka de cor preta tenha sido utilizado na fuga do autor de homicídio tentado na rua Timbiras, onde o comerciante tentou matar o ex-cunhado com oito tiros.